O que aconteceu no ano de 1968 no Brasil?

Perguntado por: isales . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

7 de novembro: É inaugurada a nova sede do Museu de Arte de São Paulo na Avenida Paulista com a presença da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. 13 de dezembro: Presidente Artur da Costa e Silva decreta o Ato Institucional N° 5. 16 de dezembro: O mafioso Castor de Andrade é preso pela primeira vez.

As forças armadas do México abriram fogo contra civis desarmados em 2 de outubro de 1968, matando um número indeterminado, provavelmente centenas de estudantes. O massacre ocorreu na Praça das Três Culturas, na seção de Tlatelolco.

Período de levantes e revoluções, ano foi marcado por protestos estudantis e movimentos de contestação

  1. 1 - Protestos contra a Guerra do Vietnã (EUA e diversos países) ...
  2. 2 - Primavera de Praga (República Tcheca) ...
  3. 3 - Morte do estudante Edson Luís (Brasil) ...
  4. 4 - Assassinato de Martin Luther King (EUA)

O ano de 1968, "o ano que não acabou", ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades.

O ano de 1968 é conhecido como "O ano que não terminou", e entrou para a história como um ano extremamente movimentado e cheio de acontecimentos importantes, como o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, além de inúmeras manifestações, sobretudo estudantis, contra a Guerra do Vietnã, ...

Infere-se que o ano de 1968 ficou marcado na história dos movimentos políticos e sociais em todo o mundo pelo fato de que foi nele que contestação de costumes e de política, o que atingiu até mesmo países como o Brasil, de modo que grandes manifestações pacíficas e protestos em todo o mundo ocorreram em prol de ...

Artur Costa e Silva foi o segundo presidente do Brasil durante o período da Ditadura Militar, governando o país de 1967 a 1969.

A maioria da população era formada por homens: 8.596.666 (50,7%) diante de 8.365.049 (49,3%) mulheres. Já o município de São Paulo apresentou uma situação diferente, com o predomínio de mulheres, com 2.845.692 (50,6%). Os homens eram 2.775.450 (49,4%).

Os eventos de Maio de 1968 em Paris partiram de demandas estudantis, exigindo reformas no sistema educacional francês. A expansão do movimento se deu de forma veloz e alcançou uma greve geral de trabalhadores que balançaria o país e o governo de Gaulle, general que completava dez anos no poder.

Há 50 anos, no dia 29 de agosto de 1968, a Universidade de Brasília (UnB) foi alvo de uma invasão militar que resultou no espancamento, prisão e tortura de estudantes e funcionários.

O protesto dos estudantes em Nanterre foi encerrado após a chegada da polícia, convocada pela própria administração de Nanterre. Novos protestos seguiram acontecendo nos meses de março e abril, e a ação policial era baseada na truculência, o que indignava os estudantes.

Alegria, Alegria, de Caetano Veloso
A composição de Caê, de 1968, foi um dos maiores sucessos da Tropicália, movimento que modernizou a música popular brasileira. Rock, Bossa Nova, Samba e Baião se misturavam nas composições.

No dia 4 de abril de 1968, foi assassinado com um tiro na sacada de um hotel em Memphis. O autor do disparo teria motivos supostamente racistas.

O ano de 1968 ficou famoso pela grande quantidade de fatos históricos que marcaram o mundo, refletindo até os dias atuais, e, por isso é considerado “o ano que não terminou”.

Entre 1964 e 1985, o Brasil se modernizou, mas a desigualdade social aumentou, assim como a repressão política, a dívida externa e a inflação, que voltou a ser galopante nos anos 80. A economia do país também cresceu.