O que aconteceu no ano de 1966 no Brasil?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

6 de junho: O líder do Partido Comunista Brasileiro, Luís Carlos Prestes, é condenado a 14 anos de prisão. 25 de julho: Um atentado a bomba contra o marechal Artur da Costa e Silva, candidato a presidente do Brasil, no aeroporto de Guararpes, em Recife, Pernambuco, deixa três mortos e vários feridos.

Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar instaurado pelo golpe militar de 1964. Palavras-chave: relações de poder, poder executivo, governo, ditadura, Brasil.

15 de março: Marechal Artur da Costa e Silva toma posse como o 27° presidente do Brasil. 15 de março: Entram em vigor a Lei de Segurança Nacional e a Constituição brasileira de 1967. 18 de março: Enchentes e deslizamentos de terra atingem a cidade de Caraguatatuba, no estado do São Paulo.

O Brasil acabou eliminado ainda na primeira fase, após vencer a frágil Bulgária por 2 x 0 com gols de bola parada de Pelé e Garrincha, e perder para Hungria (3 x 1) e Portugal (3 ... A Copa do Mundo de 1966 realizou-se no berço do futebol, a Inglaterra.

A Copa do Mundo de 1966 foi marcada por alguns ineditismos, a começar pelo primeiro (e único até então) título da Inglaterra. A terra da rainha se consagrou campeã em casa, em uma final polêmica em que o terceiro gol validado pelo juiz, na verdade, bateu no travessão e quicou em cima da linha.

A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de julho até 30 de julho. O evento foi sediado na Inglaterra, tendo partidas realizadas nas cidades de Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester, Middlesbrough, Sheffield e Sunderland.

A Seleção foi dirigida pela segunda vez por Vicente Feola e os capitães foram Orlando Peçanha e Bellini. O Brasil foi eliminado na primeira fase e terminou na 11ª colocação.

Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente de facto do regime militar.

O Governo Sarney, também chamado de Governo José Sarney (15 de março de 1985 - 15 de março de 1990) foi o período da história política brasileira que corresponde à posse de José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney na Presidência da República até a sua sucessão por Fernando Collor.

Em 17 de outubro de 1969, estando em recesso forçado o Congresso Nacional, foi outorgada pelos três ministros militares a nova Carta constitucional do país que, sob a aparência de emenda constitucional, manteve o Ato Institucional nº5.

7 de novembro: É inaugurada a nova sede do Museu de Arte de São Paulo na Avenida Paulista com a presença da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. 13 de dezembro: Presidente Artur da Costa e Silva decreta o Ato Institucional N° 5. 16 de dezembro: O mafioso Castor de Andrade é preso pela primeira vez.

25 de janeiro: Presidente Juscelino Kubitschek inaugura oficialmente o primeiro reator nuclear do Brasil e da América Latina, chamado de IEA-R1 em São Paulo. Abril - Após os incidentes durante a viagem do vice-presidente americano Richard Nixon pela América do Sul, JK troca cartas com o Presidente americano Dwight D.

A vencedora pela votação do júri foi "A Banda" (Chico Buarque de Hollanda), interpretada por Nara Leão, mas havia grande aclamação do público em relação a "Disparada" (Geraldo Vandré/ Théo de Barros), interpretada por Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo, e, devido a Chico Buarque considerar "Disparada" melhor até ...

No dia 30 de julho de 1966, Inglaterra e Alemanha se enfrentaram pela final da Copa do Mundo daquele ano. Disputada no país britânico, a partida ficou marcada como uma das mais polêmicas da história dos Mundiais por conta do controverso gol de Hurst, o terceiro da vitória inglesa por 4 a 2.

A falta de organização se refletiu dentro de campo no Mundial. "Havia falta de comando e de esquema de jogo, com Pelé caçado em campo e Garrincha decadente. Deu no que deu. Em nenhum momento o time jogou bem", lamenta Nelson Motta.

Copa do Mundo 1966. A pior participação brasileira em uma Copa do Mundo, também foi a pior na carreira de Pelé. Ele maracaria apenas um gol, de falta e contra a Bulgária, isso na estreia dos bicampeões mundiais, em vitória por 2 a 0.

A mascote da Copa de 1966 foi também a primeira a ter um forte apelo de comercialização. Willie era um leão como os que aparecem no escudo inglês, embora estivesse vestido de jogador de futebol com uma camisa do Reino Unido. A ideia era simbolizar a força de seu povo, mas também sua nobreza e linhagem.