O que aconteceu no ano de 1946 no Brasil?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

1 de janeiro - Extinção da Força Expedicionária Brasileira (FEB). 31 de janeiro - General Eurico Gaspar Dutra toma posse como o 16º Presidente do Brasil, substituindo José Linhares. Iniciam-se os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.

5ª - Constituição de 1946
Entre as medidas adotadas, estão o restabelecimento dos direitos individuais, o fim da censura e da pena de morte. A Carta também devolveu a independência ao Executivo, Legislativo e Judiciário e restabeleceu o equilíbrio entre esses poderes, além de dar autonomia a estados e municípios.

Durante o Estado Novo (1937-1945), o Poder Legislativo foi extinto, com o fechamento do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, dos Senados Estaduais e Câmaras estaduais e municipais. A Justiça Eleitoral foi alvo do mesmo procedimento de desmonte.

Principais características da Constituição de 1946:
- Determinou a inviolabilidade do sigilo de correspondência. - Aboliu a censura e estabeleceu a liberdade de manifestação de ideias e opiniões. - Garantiu a liberdade de formação de associações (sindicatos, por exemplo), desde que não fossem para objetivos ilícitos.

Dutra assumiu o governo em 31 de janeiro de 1946, juntamente com a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, em clima da mais ampla liberdade.

“Até 1946 o sistema federal de ensino era preferencial, e supletivo, para si mesmo, o de cada Estado. Pela Consti- tuição, porém, de 1946, o sistema federal passou a ser supletivo, nos estritos limites das deficiências locais”.

A Constituição de 1946 foi resultado da derrubada do Estado Novo, evento que se concretizou em outubro de 1945, com a deposição de Getúlio Vargas. O Estado Novo foi a ditadura gestada por Getúlio Vargas, na década de 1930, e que contou com forte apoio dos militares.

Assim, cidadão era aquele homem livre, adulto, possuidor de bens de valor, por isso, inscrito no censo, que tinha o direito de participar das deliberações e da jurisdição pública, enfim, tinha direitos (privilégios) políticos.

Após a deposição de Getúlio Vargas do cargo de presidente, Eurico Gaspar Dutra foi eleito, em seu governo foi elaborada a Constituição de 1946. A constituição de 1946 foi uma das principais conquistas do governo de Eurico Gaspar Dutra.

A mesa da Assembleia Constituinte, elaborada por Eurico Gaspar Dutra, então Presidente de República (1946-1951), promulgou a Constituição dos Estados Unidos do Brasil e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias no dia 18 de setembro de 1946, consagrando as liberdades expressas na Constituição de 1934, que ...

Restabeleceu o sistema bicameral, ou seja, composição do Congresso Nacional por Câmara dos Deputados e Senado. No contexto social, afastou os retrocessos da Constituição de 1937 ao banir a pena de morte e o retornar com o direito à greve[12], mas controlada pelo Estado.

Dispõe sobre os bens imóveis da União dá outras providêncais. os que tenham sido a algum título, ou em virtude de lei, incorporados ao seu patrimônio. os que contornam as ilhas situadas em zona onde se faça sentir a influência das marés.

Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério, e que pôs fim ao Estado Novo.

Eurico Gaspar Dutra esteve no poder durante o período de 1946 a 1951 e foi o primeiro presidente de um período da história brasileira conhecido como Quarta República. Esse período, iniciado em 1945, estendeu-se até 1964, quando o Golpe Civil-Militar colocou fim a essa experiência democrática brasileira.

Júlio Prestes somente voltou à cena política em 1945, com a deposição de Getúlio Vargas por novo golpe militar, que levou à redemocratização do país, após a promulgação da Constituição de 1946. Júlio Prestes foi fundador da União Democrática Nacional (UDN) e membro da comissão diretora desse partido.

José Linhares, Presidente do Brasil entre 1945 e 1946.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção.