O que aconteceu no ano de 1945 no Brasil?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

28 de Novembro - Vargas declara seu apoio oficial ao candidato presidencial do PSD, Marechal Eurico Gaspar Dutra. 2 de Dezembro - Ocorre a décima quarta Eleição Presidencial do Brasil. 2 de dezembro: São realizadas as eleições gerais diretas para Presidente da República, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933.

A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, deixando como saldo uma Europa devastada, o mundo horrorizado com a abertura dos campos de concentração e duas superpotências surgindo: Estados Unidos, capitalista; União Soviética, comunista.

O fim da Era Vargas foi resultado direto da perda de apoio de Vargas nos meios militares. Primeiro, existia a contradição pelo fato de que nosso país lutava pela democracia na Europa, mas internamente mantinha em funcionamento uma ditadura.

Revolução de 1930

A Revolução de 1930 foi o acontecimento que possibilitou a ascensão de Vargas à presidência do Brasil. Ele havia disputado a eleição presidencial do mesmo ano, mas foi derrotado por Júlio Prestes. Sua derrota desencadeou, tempos depois, um levante militar que resultou na deposição do presidente Washington Luís.

Vargas ascendeu ao poder por meio da Revolução de 1930, foi eleito presidente de maneira indireta a partir de 1934, e, em 1937, implantou uma ditadura com censura e perseguição de opositores.

A Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia, no dia 1 de setembro de 1939. Nos anos seguintes, a Alemanha invadiu outros onze países. A maior parte dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha viria a ocupar, ou influenciar, durante a segunda Guerra Mundial.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Segunda Guerra Mundial. Assinaram inicialmente a Carta das Nações Unidas 50 países, excluindo os que haviam feito parte do Eixo.

No dia 26 de julho, os aliados lançam um ultimato ao Japão para exigir sua rendição. No dia 6 de agosto, às 8h15, a Força Aérea americana lança sobre a cidade japonesa de Hiroshima uma bomba de urânio de 4,5 toneladas, o primeiro bombardeio atômico da história.

Reorganiza o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e dá outras providências.

A ideia de Vargas era, a princípio, reformar todo o modelo político brasileiro, pois temia que as oligarquias tradicionais retomassem o poder, caso fossem convocadas novas eleições de imediato. Sendo assim, uma das marcas do governo de Vargas, já manifestada no Governo Provisório, foram as medidas centralizadoras.

A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país). Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder.

A Era Vargas representou ainda os esforços de levar à frente a modernização capitalista da sociedade brasileira. Houve grandes investimentos para a industrialização da economia nacional, com destaque para a criação de uma indústria de base, nos ramos da siderurgia (Cia.