O que aconteceu no ano de 1844 no Brasil?

Perguntado por: usoares . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

1844 – Houve a Decretação da Tarifa Alves Branco que protege as manufaturas brasileiras. 1847 – Foi instituído o Parlamentarismo no Brasil. 1848 a 1850 – Aconteceu a Revolução Praieira, de caráter liberal e federalista, na província de Pernambuco.

O local foi escolhido por Dom Pedro II para que fosse criada uma cidade, da pena do major Julio Frederico Koeler, foi a segunda cidade planejada do Brasil, depois de Recife.

O movimento Milerita é um movimento messiânico norte-americano que surgiu durante o século XIX e que deu origem a diversas denominações adventistas. Dentre elas, podem ser citados os Adventistas Evangélicos, a Igreja Cristã do Advento e a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A Guerra dos Farrapos foi um conflito que aconteceu no Brasil de 1835 a 1845. A revolta protagonizada pelos farroupilhas assumiu um caráter separatista em 1836 e foi motivada por insatisfações políticas e econômicas da província do Rio Grande do Sul.

A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra.

A Proclamação da República Brasileira foi um episódio, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia do Brasil e o Imperador D. Pedro II.

Após a apreensão de um vapor mercante brasileiro, em 13 de dezembro de 1864, o Brasil entra em estado de guerra contra o Paraguai. A formalização da declaração de guerra brasileira só se efetiva em 27 de janeiro de 1865 (Vas, 2011). Em 1865 forma-se o Tratado da Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai.

- 1882 - Início do Ciclo da Borracha: o Brasil torna-se um dos principais produtores e exportadores de borracha do mundo. - 1884 a 1887 - Questão Militar: crise política e conflitos entre a Monarquia Brasileira e o Exército. - 1885 - Lei dos Sexagenários: liberdade aos escravos com mais de 65 anos de idade.

22 de março: Revolta do Ano da Fumaça, em Ouro Preto, na então Província de Minas Gerais. 26 de abril: Revolta do Forte do Mar na Bahia. 13 de maio: Revolta de Carrancas: rebelião escrava nas propriedades da família Junqueira, ao sul da província de Minas Gerais. 17 de maio: Fundação do município de Nazaré da Mata.

1851 - Tem início a guerra entre Brasil e Paraguai contra Rosas e seu aliado Oribe, ex-presidente do Uruguai. 1852 - O general Caxias comanda forças brasileiras, uruguaias e argentinas que derrotam e depõem Rosas. 1854 - Fundado o novo Banco do Brasil (antiga casa da moeda).

A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.

O movimento milerita começou com um cavalheiro chamado Bill Miller. Ele era um jogador e um grande ateu até que um milagre direcionou seus interesses para a Bíblia e profecia. Seu chamado e começo não eram diferentes em relação a Joseph Smith dos Mórmons ou à Mamãe Ann com os Shakers e muitos outros reformadores.

Como consequência da inserção do país na economia internacional, o Brasil adotou o padrão-ouro em 1846, através de lei específica. Assim, a moeda nacional teria uma paridade fixa de 27 pences por mil réis. Foi uma vitória dos metalistas.

O Segundo Reinado foi o período da história brasileira em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II. Esse período iniciou-se com o Golpe da Maioridade, de 1840, que antecipou a maioridade de D. Pedro II, permitindo-o assumir o trono com apenas 14 anos.

A Guerra Mexicano-Americana aconteceu entre os Estados Unidos e o México, de 1846 a 1848, e foi motivada pela ambição americana sobre territórios que pertenciam originalmente aos mexicanos.

A Constituição Americana foi promulgada em 1787 e ratificada dois anos depois pelos 13 estados americanos.

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil tornou-se independente de Portugal (07'13")