O que aconteceu no ano de 1400?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O século XIV foi o século que durou de 1 de janeiro de 1301 a 31 de dezembro de 1400. Durante este período, ocorreram grandes desastres políticos e naturais na Europa e nos quatro canatos do Império Mongol. A África Ocidental e o subcontinente indiano, no entanto, experimentaram crescimento econômico e prosperidade.

Principais acontecimentos históricos do século XV
- 1415: Portugal conquista Celta (marco inicial das conquistas marítimas). - 1417: fim do Cisma do Ocidente (divisão na Igreja Católica). - 1417: John Huss é condenado à morte na fogueira pelo Concílio de Constança. - 1434: o navegador Gil Eanes dobra o cabo do Bojador.

Eventos. Guerra dos cem anos: Assinatura do tratado de Troyes que nomeia Henrique V de Inglaterra herdeiro de França. Na sequência do tratado, Henrique casa com Catarina de Valois, princesa de França a 2 de Junho.

As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.

A sociedade na Baixa Idade Média era estamental, ou seja, era dividida em classes sociais muito bem definidas e que tinham pouquíssimas chances de mobilidade social, uma vez que o valor dos nobres era atribuído pelo sangue, por sua descendência, e esse era o fator da origem e manutenção de toda sua riqueza.

O chamado Quattrocento (século XV) vê o Renascimento atingir sua era dourada. O Humanismo amadurece e se espalha pela Europa através de Ficino, Rodolphus Agricola, Erasmo, Mirandola e Thomas More.

Luís Filipe de Bragança. D.

1490: Tirant lo Blanc por Joanot Martorell e Martí Joan De Galba é publicado. 1492: Chegada às Caraíbas por Cristóvão Colombo. 1492: Expulsão de judeus sefarditas de Espanha. 1492-1493: Conquista de La Palma.

“Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa do século IV ao século XV como um tempo de ruína e flagelo.

O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.

Edificação da Capela do Santo Espírito. Criação da freguesia da Calheta. São deitados em terra na ilha de São Miguel e na ilha de Santa Maria, carneiros e outros animais, destinados ao uso dos futuros povoadores. Início de uma ligação regular entre Portugal e a Prússia.

- 1882 - Início do Ciclo da Borracha: o Brasil torna-se um dos principais produtores e exportadores de borracha do mundo. - 1884 a 1887 - Questão Militar: crise política e conflitos entre a Monarquia Brasileira e o Exército.

Em 1500, só uma pequena parte das Américas era conhecida, junto ao mar do Caribe. A África ainda era muito pouco explorada, e a Europa estava dividida entre reinos que lutavam entre si. Portugal tinha contato direto com o oceano e relações com comunidades do norte da Europa e do mar Mediterrâneo.

As casas comuns
Madeira e pedra eram praticamente o único material possível na época, pois não havia nenhum tipo de controle como existe hoje em dia com a extração de madeira, por exemplo. As casas eram escuras, com poucas aberturas, visando a proteção do morador contra o calor e o frio.

A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.