O que aconteceu na Igreja Padre Eustáquio?

Perguntado por: umoraes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Duas imagens sacras do Santuário da Saúde e da Paz, conhecido como Igreja de Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte, foram quebradas na manhã desta quinta-feira (29). Um suspeito de ter derrubado as obras foi detido pela Polícia Militar (PM).

30 de agosto de 1943

Picado por um carrapato, Padre Eustáquio morreu em 30 de agosto de 1943, no Sanatório Minas Gerais (atual Hospital Alberto Cavalcanti), em Belo Horizonte. Sua fama de santidade se espalhou entre as pessoas, fazendo com que a Igreja abrisse o processo de beatificação treze anos após sua morte.

30 de agosto

Poucos meses depois, em 30 de agosto, o religioso morreu. Desde o último dia 19 de agosto, a Igreja de Padre Eustáquio tem contado com uma programação especial para celebrar a vida e a trajetória do religioso. Já no dia 30 de agosto, serão celebradas missas a cada duas horas.

É o caso de Tomás e Massiel. Os jovens do México se conheceram há 6 anos, enquanto estudavam para se tornar padre e freira. Tomás explicou, pelo seu perfil no TikTok, a história de amor dos dois, que acabaram se reencontrando após mudarem de vida.

As pessoas logo imaginam, por exemplo, falta de vocação ou um problema pessoal, principalmente com mulheres. Mas diferente disso, Douglas Oliveira teve uma decisão inusitada após 13 anos de dedicação à igreja católica.

Gregório Magno (? 604), porém, escrevia a Severo, bispo de Marselha, que mandara destruir imagens por causa do perigo de falso culto: “Era preciso não as quebrar, pois as imagens não foram colocadas na igreja para ser adoradas, mas apenas para instruir as mentes dos ignorantes” (ep. 9,105).

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.

A Igreja Matriz de São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná, foi vandalizada nesta segunda-feira (10) com 28 imagens de santos sendo destruídas. Entre elas, a de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus.

Eustáquio (ou Eustácio) é um mártir cristão e santo militar, que viveu no final do século I e inícios do século II da nossa era. Há poucos dados a respeito da vida de Eustáquio; alguns elementos da sua história, porém, estão presentes nas vidas de outros santos.

O padre Gerisvaldo Silva Viana morreu, aos 53 anos, nesta quarta-feira (2), diagnosticado com falência múltipla de órgãos, em Presidente Prudente (SP). O sacerdote da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Bernardes (SP), completaria 54 anos nesta sexta-feira (4).

Foi um dos três fundadores da primeira comunidade da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil, em Romaria, no Triângulo Mineiro.

Uma verba de mais de R$ 5 milhões está assegurada no Ministério da Saúde para a reforma completa e a ampliação da capacidade de atendimento do Posto de Atendimento Médico (PAM) do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte.

O início do ano letivo foi marcado para o dia 2 de março de 1962, data que pode ser considerada como a fundação do Colégio Padre Eustáquio, uma escola confessional, católica, que se orienta pelos princípios cristãos, na perspectiva da solidariedade.

72 anos

O bairro Padre Eustáquio, tradicional da região Noroeste de Belo Horizonte, acaba de completar 72 anos de história.

Aos 22 anos, quando ainda se preparava para ser padre, Fábio de Melo se apaixonou perdidamente por uma mulher de 25. A relação, descrita pela biografia "Humano demais" como "algo diferente, real e íntimo", o fez quebrar os votos de castidade e até mesmo alimentar o desejo de ser pai.

Os caminhos do padre Paulo Müller, 85 anos, foram traçados com um propósito de Deus, garante o religioso. Isso porque, antes da batina, ele serviu ao Exército, foi casado e teve quatro filhos.

paixão e depois de virar paixão. virou amor e virou um amor que a gente é renova a cada 34. anos faz o quê uma uma. cerimônia de você eu só estou acordaram.

Depois de formado dividiu o sacerdócio com a função de professor universitário, mas acabou deixando a Igreja e dois anos depois se casou com uma aluna. O casal não teve filhos, e a união durou cinco anos.

Polêmica. Conforme apurado pelo g1, os espetos foram colocados pela própria comunidade após reclamações de que a cruz estava servindo como obstáculo para manobras de skate e para casais namorarem.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos.

A Igreja católica se baseia no cristianismo, a crença em Jesus Cristo, um homem que afirmava ser enviado pelo criador do mundo, Deus, para falar à humanidade. Ela surgiu no século 1 da nossa era, sendo o calendário cristão definido pelo ano que se supõe ser o nascimento de Jesus.