O que aconteceu em 4.000 antes de Cristo?

Perguntado por: lveiga2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

O Quarto Milênio a.C. abrangeu o período entre os anos 4.000 a.C. e 3.001 a.C., vendo grandes mudanças na cultura humana. Ele marca o início da era do bronze e da escrita. As cidades-estados da Suméria e do Antigo Egito são fundadas e crescem com notoriedade. A agricultura se espalha por toda a Eurásia.

Emprego do metal: por volta de 6000 a.C. e 5000 a.C., o metal começou a ser empregado em algumas aldeias. Inicialmente, passou-se a produzir o cobre e posteriormente o ferro.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

10 000 a.C.: Evidência de colheita, mas não de cultivo, de grama selvagem na Ásia Menor. Construções de madeira no Chile. As primeiras pinturas em cavernas do período Mesolítico foram feitas, com cenas bélicas e religiosas.

1200 a.C.-1180 a.C.: “Colapso da Idade do Bronze”, ou tempo de confusão no Oriente Médio. Invasão dos Povos do Mar, grupo de povos pouco conhecidos de origem mediterrânica. Muitas cidades no sul da atual Síria e Canaã são destruídas.

Roma formou a civilização com o maior império, territorialmente falando, de toda a Antiguidade.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Em cerca de 5 milhões de anos, o homem moderno dominou a natureza e inventou a civilização.

No Neolítico (de aproximadamente 8000 a.C. até aproximadamente 4000 a.C.) surge a agricultura e a pecuária, com isso há aumento na produção de alimentos e conseqüente aumento demográfico. Entre as principais inovações tecnológicas do neolítico: · Instrumentos de pedra aperfeiçoados com polimento.

Data tradicionalmente entendida como dois mil e doze anos (mais ou menos) depois do que se acredita que Jesus Cristo tenha nascido. Porém se Jesus usou um calendário, não teria sido este que usamos. Nosso calendário é chamado de calendário Gregoriano e foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582.

Ano Um grego
Os gregos foram os primeiros a tentar datar o Ano Um.

Nesse milênio, também apareceram a mega arquitetura, o imperialismo, o absolutismo organizado e as revoltas internas. As civilizações da Suméria e Acádia se tornaram numa coleção de cidades-estados voláteis, onde a guerra era algo comum. Conflitos ininterruptos drenavam todo tipo de matéria, energia e população.

A civilização suméria chegou a promover, por volta de 3000 a.C., uma verdadeira revolução urbana na região da Mesopotâmia, tendo construído cidades importantes como Ur e Uruk, guardadas por fortalezas que as privavam de investidas de outros povos.

O Quarto Milênio a.C. abrangeu o período entre os anos 4.000 a.C. e 3.001 a.C., vendo grandes mudanças na cultura humana. Ele marca o início da era do bronze e da escrita. As cidades-estados da Suméria e do Antigo Egito são fundadas e crescem com notoriedade. A agricultura se espalha por toda a Eurásia.

O ser humano da Pré-História teve que se adaptar ao meio ambiente para sobreviver, transformando-se, ao longo do tempo, de nômade caçador a sedentário agricultor. A arte na Pré-História deu-se com as pinturas nas cavernas e em objetos de argila, representando o cotidiano e as primeiras crenças dos hominídeos.