O que aconteceu em 4 mil antes de Cristo?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

O Quarto Milênio a.C. abrangeu o período entre os anos 4.000 a.C. e 3.001 a.C., vendo grandes mudanças na cultura humana. Ele marca o início da era do bronze e da escrita. As cidades-estados da Suméria e do Antigo Egito são fundadas e crescem com notoriedade. A agricultura se espalha por toda a Eurásia.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

Já em torno do ano 3000 antes de Cristo, na chamada idade do bronze, havia um intenso contato entre as várias culturas que habitavam o continente europeu. O Mediterrâneo era o principal meio de interação entre esses povos, que se deslocavam mais por aquele mar do que por vias terrestres.

10 000 a.C.: Evidência de colheita, mas não de cultivo, de grama selvagem na Ásia Menor. Construções de madeira no Chile. As primeiras pinturas em cavernas do período Mesolítico foram feitas, com cenas bélicas e religiosas.

1200 a.C.-1180 a.C.: “Colapso da Idade do Bronze”, ou tempo de confusão no Oriente Médio. Invasão dos Povos do Mar, grupo de povos pouco conhecidos de origem mediterrânica. Muitas cidades no sul da atual Síria e Canaã são destruídas.

No Neolítico (de aproximadamente 8000 a.C. até aproximadamente 4000 a.C.) surge a agricultura e a pecuária, com isso há aumento na produção de alimentos e conseqüente aumento demográfico. Entre as principais inovações tecnológicas do neolítico: · Instrumentos de pedra aperfeiçoados com polimento.

Ano Um grego
Os gregos foram os primeiros a tentar datar o Ano Um.

Período Mesolítico – (10.000 – 8.000 a.C.)
É nesta época que o homem começa a abandonar as cavernas, já que o clima do planeta se torna melhor, e começa a habitar as planícies. Isto foi possível, também, pelo uso do fogo para espantar animais, e, por possuíram armas mais sofisticadas, para abatê-los em caso de ataque.

Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.

Mesopotâmia

Embora a civilização da Mesopotâmia seja considerada a mais antiga da história do mundo, alguns pesquisadores acreditam que o aborígene australiano é a civilização mais antiga do mundo. Os aborígines podem ser rastreados até 75.000 anos atrás, mas se tornaram um grupo geneticamente distinto cerca de 50.000 anos atrás.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

De acordo com os cálculos do grupo, o Homo sapiens teria surgido há 140 mil anos e um grupo de 600 indivíduos teria deixado a África há 50 mil anos.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos. Em genética, chamam-se Adão e Eva os mais recentes ancestrais comuns a toda humanidade.

2000 a.C.: Chegada dos ancestrais dos latinos na Itália. 2000 a.C.: Presumível fundação da cidade de Mântua. 2000 a.C.: Acredita-se que Stonehenge foi completada. 2000 a.C.: Agricultores e pastores do sul da Etiópia chegam ao Quênia.

Período Neolítico

Vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C (início do Período Neolítico). Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens.

Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal.

Entre 900 e 700 a.C. (conhecido como o período do poeta Homérico), começaram a surgir, nos territórios gregos, as cidades-estados ou pólis (Atenas, Esparta, Tebas, Corinto…), as quais possuíam organização social e políticas próprias. Isso, por sua vez, gerou um desenvolvimento estratégico, religioso e comercial.

Em 1400 a.C., os aqueus invadiram a cidade cretense de Cnossos e desarticularam uma parcela considerável dos costumes e tradições dessa civilização. A vitória dos aqueus abriu portas para a hegemonia na porção oriental do Mar Mediterrâneo.

1500 a.C.: Expansão do Egipto, sob a regência do faraó Tutmosis III. l Minos, rei de Creta; apogeu da talassocracia minoana. l Composição provável dos Rig-Veda, hinos védicos.