O que aconteceu em 1872 no Brasil?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pedro II, começava outro Censo, o primeiro da história do Brasil. Em 1º de agosto de 1872, as paróquias de todos os cantos do Império mandaram às casas das redondezas formulários de papel que deveriam ser preenchidos pelos chefes de família e depois devolvidos, para a tabulação das informações.

Em 1873-1874, o parlamento do Império do Brasil debateu a proposta do gabinete presidido pelo Visconde do Rio Branco para a criação de uma nova Província. Segundo o governo a ideia era tornar mais eficiente a administração pública de uma vasta região do território.

No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas.

O Censo, feito em 1872, foi realizado com sucesso como parte das políticas inovadoras de D. Pedro II. O resultado foi o registro de 10 milhões de habitantes, onde a população escrava correspondia a 15,24% desse total.

Realizado pela Diretoria Geral de Estatística – órgão criado em 1871 – o Censo Geral do Império foi o primeiro da história do Brasil. Além de contar a população, também investigou cor, sexo, estado de livres ou escravos, estado civil, nacionalidade, ocupação e religião.

O Censo de 1872 apontaria que o Rio de Janeiro tinha, na realidade, 275 mil habitantes (35% a menos do que o estimado pelo senador Pompeu). Quando pediam o Censo, os senadores não tinham em mente subsidiar o planejamento de políticas públicas, como a construção de escolas, hospitais ou casas populares.

O primeiro censo demográfico no Brasil foi realizado no ano de 1872, quando a população totalizava 9.930.478 habitantes. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 habitantes.

Histórico: A primeira contagem da população brasileira foi realizada em 1872, ainda durante o Império, mas foi a partir de 1890, já sob a República, que os censos se tornaram decenais.

Eventos. 1 de janeiro: O telégrafo submarino entre Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará é inaugurado. 25 de março: A Escola Normal do Rio de Janeiro é criada. 25 de abril: O registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos no país é criado de maneira formal e generalizada com o decreto número 5604.

1874 - Inicia a corrente imigratória italiana para o Brasil. 1877 - Início do “ciclo da borracha” na Amazônia, utilizando principalmente mão-de-obra nordestina deslocada de suas províncias por uma grande seca. 1884 - O Ceará é a primeira província a extinguir a escravidão.

O ano de 1973 foi marcado especialmente por sequestros, violências, abuso sexual e assassinatos de três crianças. Foram episódios que abalaram o país e até hoje não têm solução e os envolvidos permanecem impunes.

Em 1910 e em 1930 não foram realizados recenseamentos. Com a criação do IBGE, em 1936, e com a contribuição do renomado demógrafo italiano Giorgio Mortara, inaugurou-se a moderna fase censitária no Brasil.

O primeiro Censo do país, em 1872, foi realizado durante a monarquia. O chamado Recenseamento da População do Império do Brasil foi considerado uma das políticas inovadoras de Dom Pedro II e durou quatro anos.

Em 1872 aconteceu o denominado Censo Geral do Império, que foi conduzido pela chamada Directoria-Geral de Estatística. Devido à fiscalização à qual foi submetido e sua maior complexidade, o governo considerou esse Censo como o inaugural para fins históricos.

INTRODUÇÃO DO ESCRAVO NEGRO NA COLÔNIA
Na Bahia, por exemplo, entre 1572 e 1575, um escravo de origem Tupi custava cerca de 7 mil réis enquanto um escravo africano custava 20 mil réis para o comprador e, mesmo com esta disparidade de valores, o tráfico negreiro ainda era mais lucrativo.

Nessa época, 1 saca de café era comprada por 12 mil-réis e um escravo comum era cotado a 350 mil-réis.

O que é o Censo? - A palavra censo vem do latim census e quer dizer "conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação". O Censoé a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros (cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²).

Criado em 1936, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conduziu seu primeiro Censo em 1940, sendo responsável por oito dos 12 Censos realizados até hoje, visitando todos os domicílios do país e primando pelo rigor estatístico a fim de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da ...

Qual a importância do censo demográfico? O levantamento de informações do censo demográfico permite que seja criado um retrato da população de uma localidade em um determinado momento, que representa um contexto socioeconômico específico.

São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.

A pesquisa é realizada a cada dez anos, ou seja, o levantamento deveria ser feito no ano de 2020, já que o último Censo foi em 2010, mas a realidade pandêmica causou o atraso do estudo. No ano de 2021, os cortes no orçamento do país provocaram novos atrasos no calendário de realização do Censo.