O que aconteceu de especial na vida de Tabita?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

At 9,36-42 conta que, na cidade de Jope, havia uma discípula católica chamada Tabita, que gostava de ajudar os necessitados. Um dia, ela ficou gravemente doente, e morreu.

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, e também conhecida por Tábata, é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jafa, na antiga Palestina, e era conhecida pela dedicação em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.

A sequência do texto bíblico indica um tipo de serviço que Dorcas realizava. Ela confeccionava túnicas e outras peças de vestuário para as viúvas de sua região. Dorcas realmente procurava obedecer aos mandamentos divinos de amor ao próximo e do cuidado aos pobres e necessitados.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Ela era uma discípula cristã que morava em Jope, uma cidade costeira na região da Judeia. Dorcas era conhecida por sua bondade, generosidade e por fazer obras de caridade, especialmente confeccionando roupas para os necessitados, especialmente viúvas.

Dorcas morava em Jope e era conhecida por suas boas ações e atos de caridade. A Bíblia nos diz que ela fazia roupas para os outros. Ela parecia prestar atenção especial às necessidades dos pobres. Ela era amada por todos.

Quais as principais virtudes e qualidades de Dorcas?

  1. Dorcas era uma discípula do Senhor. ...
  2. Dorcas era uma costureira talentosa. ...
  3. Dorcas tinha fé prática. ...
  4. Dorcas tinha um coração bondoso e generoso. ...
  5. Ela era fiel, comprometida e confiável. ...
  6. Dorcas era trabalhadora e diligente.

Maria Madalena, Joana, Suzana e outras mulheres que seguiram Jesus Cristo desde a Galileia são exemplos poderosos de discípulas que ajudaram a edificar o reino de Deus. Elas nos ensinam a estarmos com aqueles que estão sofrendo, a sermos corajosos e a não abandonarmos Jesus — mesmo quando o momento for desafiador.

Localizada a cerca de 60 quilômetros a noroeste de Jerusalém, Jope era o porto de onde a madeira e os suprimentos chegavam do Líbano para construir o primeiro templo sob o rei Salomão e o segundo templo depois que os israelitas retornaram do exílio.

O nome Dorcas tem origem grega e significa “gazela”. Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia do animal - a fêmea do cervo - que simboliza a agilidade e a rapidez, de modo que, por extensão, tem o sentido de “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

Tabita: Significa “gazela”, “mulher elegante e ágil”. Tem origem aramaica e chegou à língua portuguesa a partir do nome em latim Tabitha. Tabita, em aramaico significa “gazela”, um animal que se destaca pela elegância, bem como pela velocidade e que era adorado pelos egípcios.

NÓS. Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.

São quartos com vista e em andares mais altos. Muitos têm uma saleta de estar, com sofá (pode ser sofá-cama) e cadeiras.

Tel Aviv

Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe.

São Tomé

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus. São Tomé era judeu da Galileia e como outros discípulos era um pescador.

Significado de gazela: O termo usado na Bíblia associado ao adjetivo gracioso, além de ser um...

A sogra de Pedro morava na cidade de Cafarnaum, importante centro do ministério de Jesus. Os evangelhos afirmam que ela estava com febre muito alta, quando Jesus a visitou. Aparentemente ela morava com sua filha e seu genro. Jesus a curou, e a mulher imediatamente foi servir ao Senhor e aos discípulos.

Maria de Betânia ou Maria, irmã de Marta é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38–42. Segundo a narrativa bíblica, ela era irmã de Marta e Lázaro.

O que aprendemos com história de Raabe
Da mesma maneira, a nossa fé em Deus deve ser genuína, mesmo que isso possa colocar a nossa vida e conforto em risco. A importância da confiança: Raabe acreditou em Deus e Ele salvou a ela e à sua família, mesmo sendo uma mulher de vida duvidosa.

A história de Lídia é contada em Atos 16:11–15.

Jesus nunca existiu, defende historiador americano
Ela teria tido dois filhos com ele. E, ao que tudo indica, o novo “Evangelho” cita o nome dos supostos descendentes.