O que aconteceu com Siquém na Bíblia?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Embora Siquém seja relatado de forma um tanto mais gentil no restante da história, o dano causado pela violência foi algo irreversível. Segundo as escrituras, Siquém apegou-se com Diná, apaixonou-se e falava afetuosamente a ela. Por esse motivo, Siquém procurou seu pai, o rei Hamor e pediu ajuda para casar-se com ela.

Os filhos de Jacó desejaram vingar o que foi feito com sua irmã, Diná. Com sede de sangue, os rapazes invadiram e incendiaram a cidade de Siquém.

Quando a filha mais velha deu à luz um menino, chamou-o de Moabe. Ele se tornou o antepassado do povo conhecido até hoje como moabitas. Quando a filha mais nova deu à luz um menino, chamou-o de Ben-Ami. Ele se tornou o antepassado do povo conhecido até hoje como amonitas.

Durante uma dessas visitas regulares, Siquém, filho de Hamor, o maioral, violou Diná. Siquém apaixonou-se por Diná e esta ficou em casa dele até que Simeão e Levi decidiram vingar sua irmã. Com um plano ardiloso, eles convenceram os homens de Siquém a efectuarem a circuncisão em troca da mão de Diná em casamento.

Depois de ver Siquém (Marcelo Filho) morrer nas mãos de Simeão (Igor Cotrim), a garota ficará transtornada com a suposta morte de José (Juliano Laham). Aos prantos, a hebreia será acudida por Namael (Vitor Sparapane) e acreditará que nunca mais será feliz: "Outra tragédia na minha vida", dirá.

Importante centro político desde a Idade do Bronze Médio I, Siquém é citada na estela de Khu-Sebek e nos Textos de Execração, quedemonstram que era o centro político das montanhas de Efraim — paralelo a Jerusalém, que governava as montanhas ao sul — muitos séculos antes de compor o Israel/Judá bíblicos.

No loteamento da terra, foi reservada como uma cidade de refúgio levítica coatita (Js 21:20-21). O santuário de Siquém pode ter sido o primeiro local centralizado de culto dos israelitas (Noth, 1996). Bo período dos juízes, Abimeleque, filho de Gideão, vivia com uma concubina em Siquém.

Gênesis 34 conta a história de como um homem chamado Siquém forçou Diná, filha de Jacó, a ter relações sexuais com ele. Isso deixou os irmãos de Diná enfurecidos. Dois deles, Simeão e Levi, elaboraram um plano que resultou na morte de Siquém e de outros homens de sua cidade.

Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”.

Ele não sabia, porém, que seu próprio filho, Jônatas, não estava presente quando ele dera aquela ordem. Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho.

E Amnom disse a Tamar: — Traga os bolos aqui para a minha cama e sirva-os para mim. Então ela levou os bolos para ele. Quando os ofereceu a Amnom, ele a agarrou e disse: — Deite-se comigo, minha irmã!

  • Paltith
  • Ben Ami
  • Moab
  • Lot's older daughter
  • Lot's younger daughter

Depois de ter vivenciado uma situação delicada, Diná se casa com Siquém. A cerimônia foi celebrada pelo pai da moça, Jacó, e só aconteceu por conta de um acordo entre as duas famílias.

Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.