O que aconteceu com Paulo Helal?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

De famílias tradicionais na época do crime, Paulo Constanteen Helal, conhecido como Paulinho, Dante de Barros Michelini e seu filho Dante Brito Michelini, o Dantinho, foram denunciados pelo Ministério Público à Justiça quatro anos depois do assassinato.

Processo, depois do julgamento e absolvição dos acusados, foi arquivado pela Justiça. Fato instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças. Menina tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada e morta. O dia do desaparecimento de Araceli Cabrera Crespo completa 44 anos nesta quinta-feira (18).

A tragédia ocorreu no dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. quando a menina Araceli Cabrera Crespo foi encontrada morta carbonizada após ser sequestrada, drogada e estuprada. A data do crime foi estipulada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças.

O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Cemitério Municipal de Serra

Araceli foi sepultada 3 anos depois no Cemitério Municipal de Serra/Sede, no túmulo de número 1213.

Filha de imigrantes: Gabriel Crespo (espanhol) e Lola Sánchez (boliviana), a garota morava com os pais e o irmão mais novo no Bairro de Fátima, no município da Serra e estudava na Escola São Pedro, localizada no bairro Praia do Suá, na cidade de Vitória.

Quando desapareceu, Araceli morava em uma casa recém comprada no Bairro de Fátima, na Serra. A família havia se mudado para o local em dezembro de 1972, apenas seis meses antes do crime.

Dante Michelini: Dante Barros Michelini foi um importante empresário e cafeicultor, pioneiro na exportação de café no Espírito Santo. Foi um dos criadores, em 1951, do Comércio de Café de Vitória, cuja sede atualmente está localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá.

Assassinato de Araceli Cabrera aos 8 anos, em 1973, inspirou data de combate a violência sexual contra crianças.

Sinteal ressalta a importância do 18 de Maio: “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A expressão “Maio Laranja” surgiu da ideia de usar uma flor como símbolo da campanha. A flor remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Rita Camata

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Cinco tipos de violência

  • I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
  • II - violência psicológica. ...
  • III - violência sexual. ...
  • IV - violência patrimonial. ...
  • V - violência moral.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Por quê 18 de Maio? – A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).