O que aconteceu com os Valar?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Durante o reinado de Melkor - agora chamado de Morgoth - as principais cidades foram destruídas ou abandonadas. Os Valar abandonaram a Terra Média e muitos reis e heróis foram mortos.

Melkor era o mais poderoso dos Ainur, mas virou-se para a escuridão e se tornou Morgoth, o antagonista definitivo de Arda, de quem todo o mal no mundo da Terra Média, em última análise deriva.

O termo Valar é usualmente utilizado por Tolkien para descrever todos os Ainur que adentraram Arda, porém seu uso mais frequente se refere aos catorze mais poderosos Ainur.

Como o único dos cinco Istari que permaneceu fiel à sua missão, Olórin foi enviado de volta às terras mortais por Eru Ilúvatar e tornou-se novamente Gandalf. No entanto, como ele era agora o único emissário dos Valar para a Terra-média, ele recebeu o poder de "revelar" mais de sua força interior como um dos Maiar.

Os anões foram criados pelo Valar Aulë sem a autorização de Ilúvatar. Ele criou os sete Pais dos Anões em segredo, abaixo das montanhas. Embora Ilúvatar tenha o repreendido, o criador acaba adotando os Anões como seus filhos e permite sua existência.

Foram criados pelo Vala Aulë, o Ferreiro, em segredo dos outros Valar, destinados a serem seus filhos a quem ele poderia ensinar seus ofícios. Eram uma raça resoluta, rígida e teimosa, capaz de resistir ao Senhor do Escuro da época. Chamou-os de "Khazad" e ensinou-lhes também a língua que havia inventado.

Os primeiros elfos teriam surgido em Cuiviénen, no extremo Leste da Terra Média, longas Eras antes da ascensão do Sol ou da Lua, no tempo em que as Duas Árvores ainda brilhavam. Foram inicialmente vistos por Oromë, mas viram primeiro as estrelas e por isso reverenciam Varda Elentári acima de todos os outros Valar.

Morgoth, antes conhecido como Melkor, foi o primeiro e mais forte Valar, os primeiros seres a chegar a Arda após sua criação. Depois de sua corrupção Morgoth passou a exercer uma influência ameaçadora e cercado por uma aura escura.

Assim morreu Fingolfin, mas diz-se que Morgoth ficou manco para sempre. Este ia jogar seu corpo para os lobos, mas foi salvo por Thorondor, que feriu Morgoth no rosto.

Relação religiosa
Assim, Valinor nada mais é do que o Éden que os elfos rejeitaram ao desobedecer as ordens dos deuses. Essa interpretação mais simbólica do que histórica da coisa faz os eventos de Os Anéis de Poder ficarem ainda mais claros.

Morgoth eventualmente foi derrotado no fim da Guerra de Ira, que marcou o fim da Primeira Era mas o seu tenente Sauron continuou a guerra na Terra-Média por milhares de anos.

A jornada de Frodo para Mordor é apenas um instantâneo da mitologia de JRR Tolkien, e lá no início, havia o Criador supremo, Eru Ilúvatar. Rifando fortemente na tradição bíblica, Eru trouxe à existência os Valar como um equivalente de fantasia de arcanjos.

Maiar

Gandalf é um Mago Istari, pertencente à raça dos Maiar, espírito angelical do mundo tolkienano, e costumava andar com Nienna com quem aprendeu a paciência e a compaixão (Silmarillion), mas diz-se que era conselheiro de Irmo Lórien.

A raça dos Homens é a segunda raça de seres criados pelo Único Deus, Ilúvatar. Por terem despertado no começo dos Anos do Sol, enquanto os Elfos haviam despertado no começo da Primeira Era, durante os Anos das Árvores, eles são chamados de Segundo Povo. Os Homens possuem o assim chamado Dom dos Homens, a mortalidade.

Ele teve sucesso em sua missão de ajudar a Terra-média em sua batalha contra o Senhor das Trevas Sauron, que tinha sido seu propósito para deixar sua casa em Valinor.

Gandalf não QUER tocar o anel. Da mesma forma que Galadriel resiste a tentação de tomá-lo quando Frodo lhe oferece de livre e espontânea vontade. E tudo isso porque "O Poder Corrompe".

Ele é da mesma raça do Gandaf. Embora Sauron possa ser frequentemente referido como o “Lorde das Trevas” e aparecer numa forma corpórea de um homem, ele é um Maia, sendo mais velho que a própria Terra-Média.

Pertence à raça Humanos. Conhecido como Passolargo, é guardião do norte e herdeiro de Isildur e também herdeiro dos tronos de Gondor e Arnor, além de confidente de Gandalf e parte da sociedade do anel.