O que aconteceu com os homens de Bete-Semes que olharam para dentro da arca?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da arca da aliança, e por isso o SENHOR os matou. E o povo chorou por causa dessa grande matança que Deus fez entre eles.

SOLUÇÃO: O Senhor feriu o povo com esse juízo por terem eles cometido um terrível sacrilégio contra Deus. A arca da aliança era um símbolo da própria presença de Deus entre o seu povo.

Quando a Arca chegou em Bete-Semes, uma das cidades de Israel o povo se alegrou muitíssimo, mas alguns que não temiam ao Senhor Deus, ousaram abri-la para ver o que havia dentro. Isto irritou o Senhor, e Ele feriu setenta homens. É lamentável quando perdemos o respeito a santidade de Deus.

1 Samuel 7
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

Inchação dolorosa e sangrenta das veias do ânus (#/RC 1Sm 5.6).

Por que Uzá morreu ao tocar a Arca de Deus? O texto bíblico informa claramente que Uzá morreu, porque basicamente o Senhor considerou sua atitude uma irreverência (2 Samuel 6:7).

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.

Segundo a narrativa bíblica, essa arca era feita de madeira e revestida de ouro. Sua construção foi realizada mediante instruções dadas por Deus a Moisés. Essa arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado de Arão e de um vaso com maná.

Somente os sacerdotes tinham autorização de carregá-la. Quando a Arca esteve na cidade de Bete-Semes, “setenta homens da cidade olharam para dentro dela e, por isso, o Senhor os matou” (I Samuel 6:19).

Bete-Semes era atribuída aos levitas; especificamente aos descendentes de Arão (Js 21.16). Bíblia de Genebra. fenderam a madeira do carro (ARA; NVI: “cortaram a madeira da carroça”).

Existiu no tempo do Rei Davi um homem chamado Obed-Edom, que era levita, exercendo trabalhos no Templo do Senhor, cuja descendência serviu ao Senhor fazendo parte dos cantores dos turnos de adoração 24 horas diante da arca da aliança (I Crônicas 15,21.

Bete-Semes era um território que tinha feito parte de certo comissariado de Salomão (1 Rs 4.9). Tanto em Bete-Semes como nos seus arredores prestava-se amplamente culto ao Sol, o que pode ser provado pelas ruínas que ainda existem.

Lição 12 - Davi traz a arca a Jerusalém.

História. No século XII a.C., a Arca da Aliança (ou Pacto), algum tempo depois de ser devolvida pelos filisteus, foi levada para Quiriate-Jearim a pedido dos homens da vizinha Bete-Semes. Parece ter permanecido ali até ser levada pelo Rei Davi para Jerusalém, uns 70 anos depois.

Com seu irmão Aiô, dirigiu o carro em que a arca foi colocada quando Davi tentou trazê-lo até Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto.

É um sintoma que estimula que o Indivíduo olhe para o lugar que está ocupando, localize-se no seu pedaço de terra e busque em si os movimentos necessários para que o seu território de bens, de fatos e de afetos possa estar bem administrado e abastecido.