O que aconteceu com os filhos de Luís XVI?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Em quase 23 anos de casamento, Luís XVI e Maria Antonieta foram pais de quatro crianças, nascidas entre 1778 e 1786. Dessas, apenas a primogênita, batizada de Maria Teresa Carlota, sobreviveu à morte dos pais pela guilhotina e chegou à idade adulta.

Basílica de Saint-Denis, Saint-Denis, França

A Catedral Basílica de Saint Denis é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris. A igreja abacial foi nomeada catedral em 1966 e é a residência do Bispo de Saint-Denis, Pascal Michel Ghislain Delannoy. O edifício é de grande importância histórica e arquitetônica.

O julgamento foi entendido como de fachada e condenou Maria Antonieta à morte na guilhotina por alta traição à França, sendo guilhotinada no dia 16 de outubro de 1793, mais precisamente às 12h15min.

Françoise d'Aubigné

A vida amorosa do famoso monarca francês Luís XIV era igualmente notável aos seus relacionamentos, sempre munidos de perversidades e obscenidades.

Luís XVI, rei

Em 21 de janeiro de 1793, um domingo pela manhã, Luís XVI, rei da França, foi levado à guilhotina erguida na Place de la Revolution (hoje Place de la Concorde), em Paris, onde foi decapitado.

Os historiadores apontam que a demora de Maria Antonieta em engravidar se deu pela ausência de interesse do rei e da rainha em sua vida íntima. Esse desinteresse era principalmente do rei, que demorou sete anos para tirar a virgindade da sua esposa. O primeiro filho de Maria Antonieta só nasceu no final de 1778.

Assim, o rei Luís XV perdeu popularidade e seu nome caiu em descrédito entre seus súditos, o que fomentou os primeiros movimentos que embasariam a Revolução Francesa — que ocorreu em 1789. Porém, antes que o movimento popular francês ocorresse, o rei morreu em 1774, vítima da varíola, no mesmo palácio em que nasceu.

Lavoisier mudou o mundo da química, mas acabou morto como um traidor do Estado durante a Revolução Francesa. "Foi o suficiente para eles cortarem a cabeça, não será suficiente por um século para que outro igual surja", disse o matemático ítalo-francês Joseph-Louis Lagrange.

Ela, que também adorava madeleines. Mas a verdadeira paixão da rainha não era Luís XVI, nem o conde Hans Axel von Fersen, suposto amante, e nem a pátria. Eram os doces.

No começo de 1793, Luís XVI foi guilhotinado, e, no mesmo ano, Maria Antonieta foi alvo de um processo por alta traição. Ela foi condenada à morte e sua execução aconteceu no dia 16 de outubro de 1793.

As reviravoltas. Em 14 de julho de 1789, com o assalto à Bastilha, Maria Antonieta e seus dois filhos restantes foram transferidos para prisão domiciliar nas Tulherias.

Calculam-se 40 mil vítimas da guilhotina entre 1792 e 1799. No período do Terror, entre 1793 e 1795, constataram-se 15 mil mortes na guilhotina.

O rei Luís XIV da França foi um dos adeptos desse (mau) hábito e só tomava banho quando o médico mandava. No dia a dia ele se limpava apenas com um pano com água, álcool ou até mesmo saliva. Ele ficou conhecido, entre outros feitos, como um dos reis mais sujos da história da França.

João era, sim, um príncipe muito medroso, indeciso, tinha crises de depressão, era fisicamente muito feio, não tomava banho.