O que aconteceu com os cherokees?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Reconhecidos pelo governo americano como uma tribo soberana, os cherokees não conseguiram, no entanto, permanecer nas suas terras, principalmente depois da descoberta de ouro em parte delas. Em 1830, uma parcela da tribo foi realocada no território onde hoje é Oklahoma. Levaram consigo seus escravos.

No primeiro século de contato, 90% dos indígenas foram exterminados, principalmente por meio de doenças trazidas pelos colonizadores, como a gripe, o sarampo e a varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram ou foram escravizadas nas plantações de cana-de-açúcar e na extração de minérios e borracha.

Os apaches são um povo nativo da América do Norte.
As guerras com os “homens brancos” europeus, que buscavam tomar as terras indígenas, provocou a drástica diminuição dos apaches, principalmente a partir do século XVIII. Os apaches vivem atualmente em reservas indígenas e praticam a agricultura, pesca e caça.

Os Apaches habitavam uma área enorme no lado oriental do Novo México, que também invadia o Texas e o México. Este povo orgulhoso e guerreiro se dividia em muitos grupos, sendo mais conhecidos os jicarillas, os mescaleiros e os chiricahuas.

cherokee |cheroquí| 1. Indivíduo pertencente aos cherokees, grupo de indígenas norte-americanos, originários dos Montes Apalaches.

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

A Nação Cherokee, localizada no estado norte-americano de Oklahoma, é a maior entre as três tribos de mesmo nome reconhecidas federalmente nos EUA. O território indígena foi estabelecido no século XX e abrande 14 condados em Oklahoma.

Carolina do Norte

A cidade de Cherokee, próxima ao Parque Nacional das Great Smoky Mountains na Carolina do Norte, preserva a herança e as tradições dos povos nativos dos EUA.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

O genocídio dos povos indígenas no Brasil existe desde os tempos da colonização portuguesa, com a implementação do cultivo da cana-de-açúcar na costa brasileira. Esse processo consistiu no extermínio das populações indígenas, tanto pelos conflitos violentos, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus.

A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução.

Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.

Significado de Apache
substantivo masculino [Pejorativo] Indivíduo malfeitor, explorador de mulheres. Etimologia (origem da palavra apache). Do espanhol apache; do zuni apachu 'inimigo'.

No século IX, os apaches, outro povo de língua nadene, começaram a povoar a região central dos atuais Estados Unidos, provavelmente procedentes da região do rio Mackenzie, no norte do Canadá. A palavra "apache" vem de apacu, "inimigo". Porém os apaches chamavam-se a si próprios N'de o Inde, que significa "povo".