O que aconteceu com os chefes do cartel de Cali?

Perguntado por: unogueira2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os irmãos chefes do tráfico colombiano foram sentenciados a 30 anos de prisão pela venda de 200 toneladas de cocaínas nos Estados Unidos.

Folha de S. Paulo - Filho de Rodríguez Orejuela é baleado - 25/5/1996. Willian Rodríguez Abadía, filho do traficante de cocaína Miguel Rodríguez Orejuela, ficou ferido em um atentado ocorrido ontem em Cali. Outras cinco pessoas morreram.

A polícia colombiana capturou ontem Miguel Rodriguez Orejuela, considerado o segundo líder mais importante do cartel de Cali. A prisão de Rodriguez, 51, é o maior golpe ao cartel desde a detenção de seu irmão mais velho, Gilberto, o principal líder do cartel, em 9 de junho.

O destino da fortuna de Pablo Escobar Gaviria, que já foi um dos homens mais ricos do mundo, é um grande mistério. María Victoria Henao, sua viúva, e Juan Pablo, seu filho mais velho, eram os herdeiros naturais.

Quem é Otoniel, ex-guerrilheiro que se tornou o maior traficante colombiano desde Escobar.

1. Eles têm que me matar com uma bala e não ter medo … de 30 tiros no semáforo, como um gangster tem que morrer. Durante toda a sua vida, Pablo Escobar fez muitos compromissos.

O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Pacho Herrera era gay
Interpretado pelo argentino Alberto Ammann, o traficante foi o último do alto escalão de Cali a ser preso, começou a organizar campeonatos de futebol na cadeia e foi assassinado com 6 tiros na cabeça durante uma partida por um homem que se passou por advogado.

Ele e o irmão, Miguel, se uniram às autoridades para acabar com seu então arqui-rival, Pablo Escobar, chefe do cartel de Medellín morto pela polícia em 1993. Gilberto foi capturado em 1995 e condenado a 15 anos de prisão por tráfico de drogas, dos quais cumpriu apenas sete anos e três meses.

Miguel, hoje com 78 anos, foi preso na Colômbia em 1995 e extraditado para os Estados Unidos uma década depois. Desde então, cumpre uma pena de 30 anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Morreu Rodríguez Orejuela, o narcotraficante arqui-inimigo de Pablo Escobar.

Montoya foi capturado há dois anos e extraditado para os Estados Unidos, onde os três irmãos dele já estão cumprindo pena de prisão por tráfico de cocaína.

A Polícia Federal estima em US$ 1 bilhão a fortuna do empresário Antônio Mota Graça, o Curica, conhecido como o "rei do pó" e apontado como o maior traficante da Amazônia.

Maria Isabel Santos Caballero e Juan Sebastián Marroquín Santos, sob novos nomes, passaram a viver na Argentina, em uma vida praticamente normal para uma família classe média. Manuela, a filha mais nova do narcotraficante, continua quase em anonimato.

A imagem ilustrativa mostra que Escobar, com sua fortuna trinta vezes maior que a de Guzmán (El Chapo), se destaca como o maior criminoso em termos de dinheiro acumulado (foto: Getty Images).