O que aconteceu com o soldado que seguiu Jesus?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Segundo Alves, "diante desse fato miraculoso e vendo os acontecimento que sucederam com a morte de Jesus", o soldado se converteu, deixou o exército romano e teria fugido para a Capadócia, onde acabou sendo preso e martirizado. Maerki analisa essa cura da cegueira como algo metafórico.

O exército romano, comandado pelo tribuno Clavius, faz o que pode para afastar a ideia de que Jesus seja um ser especial. E para que seu corpo não seja roubado colocam dois guardas na frente de sua tumba amarrada com cordas e com o selo do imperador.

Petrônio é o nome dado ao centurião de Pôncio Pilatos que comandava os quatro soldados que executaram Jesus. Seu nome não está presente nos evangelhos canônicos, mas é mencionado no Evangelho de Pedro, uma obra pseudepigráfica falsamente atribuída ao apóstolo Pedro.

Saulo um soldado Romano convicto, promove uma matança em sua cidade e cidade circunvizinha, ateia fogo em casas e coloca em presídio homens e mulheres por causa da sua fé em um homem intitulado Rei dos Judeus e Cristo filho de Deus. Saulo é o exemplo da lei em seu país.

Malco já estava no último ano de seu estágio e o ato de ter a orelha cortada tiraria duas das condições acima mencionadas, e ainda mais, o tornaria impróprio para fazer qualquer coisa no templo. Ele seria excluído de seu trabalho e teria que prover sua alimentação de outra forma.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Malco

Malco, servo do sumo sacerdote Caifás, tem sua orelha direita decepada por um golpe de espada de um dos discípulos, de sorte que Jesus se opõe ao ato de violência cometido contra seu acusador, curando sua orelha perdida e demonstrando, mais uma entre as várias outras vezes, que o caminho da violência apenas havia ...

Segundo uma velha tradição, Pôncio Pilatos teria morrido na Espanha, convertido ao cristianismo por São Paulo.

Jesus Cristo teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano. Sua morte ocorreu, provavelmente, em 33 d.C., no reinado de Tibério, o segundo imperador.

Já a segunda explica que São Longuinho tinha um problema na perna e, por conta disso, as pessoas realizam homenagens a ele pulando com uma perna só.

É o que se acredita a respeito de São Longuinho, aquele para o qual a tradição popular dedica o ato de dar três pulinhos para se encontrar um objeto perdido. O santo é celebrado pela Igreja no dia 15 de março. Popularmente, o santo é bem conhecido no Brasil.

Conforme conta Lira, ali diz que Longuinho renunciou à carreira militar, foi instruído pelos apóstolos de Jesus e passou 28 anos de vida monástica em Cesareia da Capadócia — atual Caiseri, na Turquia. "Converteu muita gente à fé por sua palavra e seus exemplos", diz o pesquisador.

Caius (Felipe Roque) pagará caro por suas maldades. Nos últimos capítulos de Jesus, o ex-soldado de Petronius (Fernando Pavão) acabará os seus dias na sarjeta, bem diferente do jovem altivo, sedutor e cheio de vida que foi durante boa parte do folhetim da Record TV.

Madalena se mostra surpresa ao se dar conta que era o centurião Petronius.

Com estas informações, você pode confirmar que “o discípulo a quem Jesus amava” era um dos filhos de Zebedeu e Salomé. Tiago era seu irmão mais velho. Por isso, ele era o membro mais jovem de sua família.