O que aconteceu com o primeiro homem a pisar na Lua?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

O primeiro homem a pisar na Lua faleceu no dia 25 de agosto de 2012, aos 82 anos de idade.

Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930 – Cincinnati, 25 de agosto de 2012) foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor norte-americano que tornou-se o primeiro ser humano a pisar na Lua em 1969.

Simples: a câmera estava acoplada na própria estrutura de sustentação do módulo de pouso, e foi ativada antes de Armstrong descer a escada.

O astronauta foi o comandante da missão Apollo 11, que chegou à superfície lunar em 20 de julho de 1969. Ao colocar seus pés sobre o solo lunar, ele disse a famosa frase: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade". Armstrong era talvez o mais frio e metódico de todos os astronautas da Nasa.

Ao longo de toda a história da humanidade, somente 12 homens tiveram o privilégio de pisar sobre a superfície da Lua. Ao todo, 24 astronautas já estiveram na órbita lunar, todos como integrantes das seis missões Apollo, que foram executadas entre as décadas de 60 e 70.

Caminhar leve
"Parece que não há dificuldade para se deslocar, como suspeitávamos. É até mesmo mais fácil que nas simulações com um sexto de gravidade que realizamos na Terra. Caminhar não é realmente um problema" (Neil Armstrong ao centro de controle, pouco depois de deixar o módulo lunar).

A viagem durou quatro dias, até a chegada na lua, no Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade), dia 20 de julho. Armstrong foi o primeiro a pisar o solo lunar, já no dia 21 de julho, seguido por Aldrin 20 minutos depois.

Eles coletaram 21,55kg de amostras do solo da Lua, fincaram a bandeira americana na superfície, fizeram diversas fotos e receberam até um telefonema do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que falou com Armstrong para dar parabéns à tripulação.

A última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.

Uma vez que o astronauta volta à Terra, as conexões ósseas restantes podem engrossar e fortalecer, mas as que se desconectaram no espaço não podem ser reconstruídas, então a estrutura óssea geral do astronauta muda permanentemente”, complementou.

A primeira nave tripulada que foi à Lua demorou quatro dias a alcançar a órbita do nosso satélite. No regresso, levou menos de três dias.

Qual o tempo de viagem da Terra à Lua? Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua.

O lado afastado também tem crateras de impacto (de asteroides) mais visíveis. Isso também não tem uma explicação confirmada, e provavelmente não é graças à Terra — nosso planeta não é um escudo eficaz para proteger o lado visível dos asteroides.

Durante uma reunião com os diretores da missão Apollo 11, em março de 1969, ficou decidido que Armstrong seria o primeiro homem a pisar na Lua. A justificativa dos diretores era o projeto da cabine do módulo lunar Eagle, cuja disposição dificultaria a saída do piloto, Buzz Aldrin.

Na mídia. No filme Apollo 13 de 1995, a citação real foi encurtada para "Houston, nós temos um problema". O roteirista William Broyles Jr. fez a mudança, afirmando que o tempo verbal usado na verdade "não era tão dramático".

As missões à Lua foram conduzidas pelas seguintes nações e entidades (em ordem cronológica): União Soviética, Estados Unidos, Japão, Agência Espacial Europeia, China, Índia, Luxemburgo e Israel.

1966: Primeira sonda a fazer um pouso suave e transmitir da superfície lunar, Luna 9. 1966: Primeira sonda a entra em órbita lunar, Luna 10. 1967: Primeira manobra e acoplamento de espaçonaves não tripuladas, Kosmos 186/Kosmos 188.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

Se a Lua chegasse mais perto da Terra, ela aumentaria a interação gravitacional com o nosso planeta, ou seja, o volume das marés aumentaria, assim como a marola de uma piscina se tornaria maior se a pá do nosso exemplo acima fosse maior.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que a Lua afeta o comportamento humano. A palavra lunação deriva do latim lunaticus, que significa algo como uma alucinação. Tanto o filósofo grego Aristóteles quanto o naturalista romano Plínio, o Velho, acreditavam que a loucura e a epilepsia eram causadas pela Lua.

A promessa foi cumprida em 1969, com a missão Apollo 11. Com uma história de sucessos e desastres, o programa espacial chegou ao fim em 7 de dezembro de 1972, com a Apollo 17. O foguete Saturn V levou a bordo da cápsula a tripulação dos últimos humanos a pisarem na Lua até hoje.