O que aconteceu com o povo persa?

Perguntado por: ocosta6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

O Império Persa (550 a.C. - 330 a.C.)
O império começa com Ciro I (559 a.C. - 529 a.C.) e a dinastia Aquemênida. Ciro I foi responsável pela unificação do Império Persa. Até sua morte, a Pérsia já havia conquistado todo o planalto iraniano, assim como a Mesopotâmia.

No ano 2000 a. C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano. Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

A grande herança cultural deixada pelos persas foi a religião, diferente de todas as outras existentes no Oriente Próximo. Em 1935, o Xá Reza Pahlavi solicitou formalmente que a comunidade internacional passasse a empregar o nome nativo do país, Iran (Irã ou Irão, em português).

a) Localização histórica. Os persas eram um povo iraniano que habitava a região que atualmente é o Irã e seus arredores. Eles estabeleceram um grande império na região, que se estendeu desde a Ásia Central até a costa do Mediterrâneo, incluindo partes da Europa Oriental e da África do Norte.

O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7. Durante a Antiguidade, a Pérsia foi um grande império, que englobava desde a atual Turquia até o Punjab, incluindo o Egito (África).

A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush). Os princípios do masdeísmo foram compilados no Zend-Avesta (ou mesmo Avesta).

Dario I

Dario I (550-478 a.C.) foi rei da Pérsia. Venceu os caldeus e os babilônicos, lutou contra os medos e ampliou seu reino até a Jônia, Trácia, Síria e Cartago, formando um dos mais extensos impérios da Antiguidade. Dario I nasceu na Pérsia, no ano 550 a.C. Era filho de Hutaspes, pertencente à dinastia dos Aquemênidos.

Mongol

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores. Outros impérios, como o Inca, também se estenderam por vastos lugares ao comparar com o famoso Império Romano. O khanato mongol foi “o maior império histórico em termos de território contíguo.

Os persas povoaram o local que atualmente é conhecido como uma província do Irã, chamada de Fars, por isso, a população iraniana tem ancestralidade persa. O Irã ou República Islâmica do Irã, inclusive, só começou a ser conhecido assim em meados do século XX, em 1935. Até então o território era conhecido como Pérsia.

Ciro 2º

Em 550 a.C., Ciro 2º, um governante persa, venceu a Média e unificou persas e medos, iniciando o Império Persa sob a dinastia dos aquemênidas.

Porém, pouco mais de um século depois, os persas passaram a ser atacados por tropas macedônicas e gregas, lideradas pelo rei da Macedônia, Alexandre Magno.

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa. Ao contrário da Pérsia, a Hélade, ou Grécia, era formada por uma série de cidades independentes que viviam em constante rivalidade.

Persépolis

Museu recria Persépolis, capital do império persa, em 3D; confira.

Dario se tornou o governante da Babilônia. Ele amava Daniel e queria torná-lo líder de todo o reino. Alguns sábios do rei ficaram com ciúmes. Eles sabiam que Daniel orava a Deus, então enganaram o rei fazendo com que ele assinasse uma nova lei.

O Império Persa é o Irã. Pode parecer gozação, mas, se você ler a Bíblia, se deparará com as regiões onde estão hoje alguns dos principais países do Oriente Médio.

A partir de 559 a.C, surge um nobre chamado Ciro, este se tornou o fundador do Império Persa. Ele primeiramente dominou os Medos, mas foi ao conquistar a Lídia que Ciro se transformou em o grande rei Ciro.

Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.