O que aconteceu com o povo asteca?

Perguntado por: emoura2 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

Chegou a ser usada como moeda. O império asteca caiu em agosto de 1521, quando o espanhol Hernán Cortéz e seus aliados invadiram Tenochtitlán. Há indícios de que 250 mil pessoas morreram nessa guerra. A Cidade do México é originada das ruínas de Tenochtitlán.

Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.

Uma das civilizações mais emblemáticas a desapareceram misteriosamente, o Império Maia se localizou onde hoje se encontra o México, Guatemala e Belize. Em seu período, a civilização maia era uma das mais avançadas do planeta, e hoje é reconhecida por suas capacidades matemáticas, arquitetônicas e de engenharia.

Com a guerra entre as cidades-Estado a civilização Maia entrou em decadência. Segundo alguns houve outros fatos que só pioraram a situação da população além das guerras como terremotos e pestes, mas estes fatos usados para explicar a decadência giram em torno do aqui demonstrado: a falta de terras para o cultivo.

Provavelmente os maias desapareceram após uma série de conflitos internos e tensões entre os cidadãos e as classes dominantes. Também teriam entrado em decadência por causa da falta de alimentos. Habitavam a região da Cordilheira dos Andes, nos atuais Peru, Equador, Bolívia e Chile, por volta de 1200 a 1535.

Mas, finalmente, a verdadeira culpada foi encontrada por cientistas alemães: febre entérica – também conhecida como febre tifoide. Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521.

Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.

Em 26 de julho de 1533, o 13º e último imperador inca, Atahualpa foi morto por ordem de Francisco Pizarro, o conquistador espanhol da região, pondo fim ao Império Inca. No ano anterior, Atahualpa havia caído prisioneiro em uma emboscada preparada por Pizarro.

Finalmente, em 1533, com cerca de apenas 170 soldados sob seu comando, os espanhóis conseguiram capturar e assassinar o então imperador Atahualpa. Após sua morte, os incas se refugiaram nas montanhas e resistiram por quase mais 20 anos, quando seu último líder, Tupac Amaru, também foi capturado e morto.

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.

Por volta de 850, a população começou a abandonar gradualmente as principais cidades e, em menos de 200 anos, a civilização, outrora a mais importante da América Central, ficou resumida a pequenas aldeias. Durante muito tempo, os motivos que levaram à queda da civilização maia permaneceram um mistério.

Em 1545, os astecas do México foram atingidos por uma tragédia quando a população começou a adoecer com febres e dores de cabeça e sangramentos nos olhos, boca e nariz. Geralmente, os doentes morriam em três ou quatro dias após o contágio.

Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México. A capital dos astecas, chamada de Tenochtitlán, foi construída em uma ilha que ficava no lago Texcoco, antigo lago que existia no Vale do México.

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados.

Sobraram apenas enormes pirâmides e templos para atestar sua existência. A decadência da civilização é um dos grandes mistérios da arqueologia. As teorias mais divulgadas apontam que mudanças climáticas, que provocaram secas devastadoras, foram responsáveis pelo desaparecimento da civilização.

Com a escassez de comida, a liderança dos governantes maias foi colocada em xeque, o que levou à desagregação da população. Por conta do desabastecimento, é provável que as cidades maias tenham cortado relações econômicas e até entrado em confronto.

A seguir você pode conferir cinco exemplos de povos que sumiram e algumas teorias sobre as causas disso:

  1. 1 – Os Olmecas. Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia. ...
  2. 2 – Os Rapa Nui. Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia. ...
  3. 3 – Os Harappa. ...
  4. 4 – Os Khmer. ...
  5. 5 – Os Maias. ...
  6. 5 mistérios intrigantes sobre as antigas civilizações.