O que aconteceu com o nariz de Cartola?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Por conta da falta de cuidado, Cartola perdeu muito peso e contraiu uma afecção no nariz conhecida como rinofima. Seu sofrimento apenas teve fim quando ele foi encontrado por Eusébia Silva do Nascimento, popularmente conhecida como dona Zica, que o levou de volta ao Morro da Mangueira.

Com Zica à frente da cozinha e Cartola no comando da programação musical, o Zicartola ficava no centro da capital fluminense e virou – no início da ditadura militar – um ponto de encontro de sambistas, jovens universitários, intelectuais e outros grupos.

Para se sustentar, Cartola empregou-se em uma tipografia, mas não ficou muito tempo, pois não se adaptou ao serviço onde não podia assobiar nem cantar. Começou o trabalho na construção civil e acabou aprendendo a profissão de pedreiro. Nessa época, usava um chapéu-coco, e assim nasceu o apelido de “Cartola”.

O corpo franzino e o queixo afundado durante o parto à base de fórceps não ofereciam nenhum atrativo para os olhares femininos. O jeito, então, era compensar a falta de dotes físicos com a sedução das palavras. E assim, o "poeta da Vila" se transformou em um grande sedutor.

Agenor de Oliveira, Cartola

Agenor de Oliveira, Cartola (Rio de Janeiro RJ 1908 - idem 1980). Compositor e cantor. É um dos fundadores da escola de samba carioca Mangueira. Filho de operário, mora em diversos bairros do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX.

Foi criado e é mantido pelo site Globo.com e promovido pelo Canais Globo.

Dona Zica deu força à Cartola e juntos voltaram para o Morro da Mangueira e criaram o bar Zicartola, no início dos anos 60. O local se tornou um ponto de encontro de sambistas, músicos e compositores. Zica e Cartola decidiram oficializar a relação em 1964 e ele compôs para ela o samba Nós Dois.

O fantasy game, que conquistou o coração dos brasileiros, teve origem lá em 2004. A ideia surgiu através de um cara chamado Newton Fleury Filho, que foi contratado pela Globo.com. A invenção então surgiu unindo três paixões: o futebol, a estatísticas e a internet.

O pub Ye Olde Fighting Cocks, na Inglaterra, já sobreviveu a momentos difíceis da humanidade, incluindo duas guerras mundiais e a peste bubônica – estima-se que ele foi construído há 1.229 anos, em meados de 793.

Mas vamos começar a mudar essa história, resgatando a verdade sobre os fatos. O bar mais antigo em funcionamento no país está em Andrelândia, situado bem ao lado da Igreja Matriz.

A história da origem dos bares nos remete ao século XVIII, na França quando as tavernas ou tabernas, -as duas formas estão corretas-, colocaram barras para proteger o balcão e evitar que os clientes completamente bêbados encostassem no mesmo e atrapalhassem o serviço.

A sobrevivência não lhe foi fácil mas Cartola não ficou amargo, foi generoso até o fim. Abrigou a quem pôde no barraco, criou vários filhos de amigos, já que não teve próprios. Fumava cigarros Yolanda ovais, comprados nas tendinhas do Pindura Saia ou do Buraco Quente, ou do outro lado da linha de trem.

Geralmente de cor preta (também podendo ser cinza), desde o início do século XIX a cartola foi usada como simbologia de prestígio, especialmente em ocasiões solenes. É comparada às chaminés das fábricas, associando o usuário ao industrial endinheirado e magnata.

  • Creusa Cartola
  • Ronaldo Silva de Oliveira

Tuberculose

Médico: Tuberculose! Mas é possível administrar essa doença, Noel. O tratamento da turberculose evoluiu muito nos últimos anos. Dá até para levar uma vida normal.

Morto prematuramente aos 26 anos por decorrência da tuberculose, deixou um conjunto de canções que tornaram-se clássicas dentro do cancioneiro popular brasileiro.

26 anos (1910–1937)

Donga

Os historiadores consideram que o primeiro samba que surgiu foi a canção Pelo telefone, fruto dos encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida. Essa canção foi a primeira a ser gravada e não tem um autor específico — os historiadores entendem que sua criação foi coletiva.

*Atualizada em 30 de outubro de 2021. A cartola é uma das receitas mais presentes na vida do pernambucano. Por esse motivo, ela se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2009. Essa sobremesa tradicional é mais antiga do que imaginam.