O que aconteceu com o jornalista que sumiu na Amazônia?
Prisão de suspeito. Conhecido como "Pelado", Amarildo da Costa Conceição tem 41 anos e está preso desde terça-feira (7), mas por outro motivo. Durante as investigações sobre o sumiço dos dois, as autoridades encontraram com ele uma porção de droga e munição de uso restrito das Forças Armadas.
Porque o jornalista e o indigenista foram mortos?
O desaparecimento e a morte de Phillips e Pereira gerou uma onda de solidariedade internacional e reacendeu as críticas contra o governo de Jair Bolsonaro, acusado de estimular as invasões de terras indígenas e sacrificar a preservação da Amazônia para sua exploração econômica.
O que Dom Phillips fazia na Amazônia?
Dom Phillips estava na região para entrevistar indígenas e ribeirinhos para um livro sobre a Amazônia. Ele era auxiliado nesse percurso pelo indigenista Bruno Pereira.
Onde foi enterrado Dom Phillips?
Os restos mortais do jornalista inglês foram velados na manhã de hoje no cemitério Parque da Colina, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O acesso à capela foi restrito apenas a familiares e amigos.
Como foi morte dom e Bruno?
Como Bruno e Dom foram mortos? Em depoimento, Jefferson revelou o que aconteceu no dia do crime. Ele relata que Amarildo o chamou para perseguir Bruno e Dom quando eles passaram de barco no rio Itaquaí. Quando estavam bem próximos, ocorreu o primeiro tiro, dado por Amarildo, que acertou as costas de Dom.
Quem matou Bruno e dom Philipe?
Gabriel Pereira Dantas, de 26 anos, se apresentou à Polícia Civil de São Paulo e afirmou ter participado da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, desaparecidos no dia 5 de junho, na região do Vale do Javari, Amazonas.
Quem são Don Phillips e Bruno Araújo?
Ele e o indigenista Bruno Pereira trabalhavam juntos desde 2018, justamente em matérias relacionados aos problemas de conservação e que afligem as comunidades indígenas na região. Nascido no condado de Merseyside, onde fica a cidade de Liverpool, Phillips entrou no jornalismo, primeiro, como repórter de música.
Foi achado os corpos do indigenista?
Os corpos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira teriam sido encontrados pela Polícia Federal. A informação foi divulgada pela esposa de Phillips ao jornalista André Trigueiro, do g1, na manhã desta segunda-feira (13).
Onde foram encontrados os corpos do indigenista morto?
Dois corpos foram encontrados na região do Vale do Javari, no Amazonas, onde o indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips estavam desaparecidos desde o dia 5 de junho. A informação foi confirmada na noite desta quarta-feira em entrevista coletiva realizada na Polícia Federal, em Manaus.
Porque mataram o indigenista Bruno?
Motivação do crime
Segundo o conteúdo da oitiva, "Pelado" disse que estava com raiva do indigenista. Ele disse que outras pessoas, moradores de uma comunidade próxima onde houve o crime, o teriam ajudado. Um ajudou a matar a dupla e outro a ocultar os corpos.
Foi encontrado os corpos dos jornalistas?
A mulher do jornalista britânico Dom Phillips, Alessandra Sampaio, disse nesta segunda-feira (13) que os corpos dele e do indigenista Bruno Pereira foram encontrados. Eles estão desaparecidos há mais de uma semana na região do Vale do Javari, no Amazonas.
O que aconteceu com o indigenista e o jornalista?
O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira, funcionário licenciado da Funai, desapareceram no dia 5 de junho enquanto percorriam uma região remota do estado do Amazonas, palco de conflitos entre indígenas e invasores de terras.
Como salvar a Amazônia Dom Phillips?
"Como Salvar a Amazônia" era o título do livro que o jornalista Dom Phillips queria terminar de escrever quando ele e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados em 5 de junho de 2022 durante uma viagem ao Vale do Javari.
O que Dom e Bruno fazem na Amazônia?
Bruno e Dom percorriam a região do Vale do Javari. O brasileiro orientava moradores da região a denunciar irregularidades cometidas em reserva indígena — como pesca ilegal, mineração e exploração de madeira — e o jornalista estrangeiro acompanhava o trabalho para registrar em livro que pretendia escrever.
Quem está sumido na Amazônia?
Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips sumiram no trajeto entre a comunidade de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Uma força-tarefa com militares do Exército e da Marinha trabalha na região. Funai informou que 15 servidores da Fundação e da Força Nacional de Segurança Pública também estão na operação.
Onde estão os corpos de dom e Bruno?
Os restos mortais foram encontrados em um local indicado pelo pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”. Ele confessou participação no crime e foi preso.
Quem mandou matar o indigenista?
A Polícia Federal prendeu o principal suspeito de ser o mandante do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. O crime ocorreu no início de junho, na região do Vale do Javari, no Amazonas.
Quem foi o mandante da morte de Dom?
A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (8/7), o peruano Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, em Tabatinga, no Amazonas. Ele é suspeito de ser o mandante dos homicídios do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A informação foi confirmada pelo blog da Andréia Sadi, no G1.
Porque mataram os dois na Amazônia?
A motivação do crime seria em represália às denúncias de que os ribeirinhos estavam invadindo a Terra Indigena (TI) Vale do Javari, no Amazonas, para pescar ilegalmente pirarucu e tracajás (quelônios da Amazônia). A participação de outras pessoas nos assassinatos ainda não foi confirmada pela PF.