O que aconteceu com o Império Asteca?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

O flagelo "cocoliztli" atingiu o que hoje são México e áreas da Guatemala duas décadas depois de uma epidemia de varíola ter matado entre 5 e 8 milhões de pessoas, logo após a chegada dos espanhóis. Uma segunda epidemia "cocoliztli" matou metade da população restante entre 1576 e 1578.

A inferioridade bélico e tecnológica foram os principais motivos que determinaram a derrota dos astecas diante dos conquistadores europeus, juntamente com a reunião de outros povos por parte dos espanhóis, que tiveram apoio.

Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900.

Os espanhóis organizaram um grande exército a partir da aliança com outros povos, como os tlaxcaltecas, e atacaram a cidade de Tenochtitlán, conquistando-a em 1521. Com a conquista dos astecas, os espanhóis foram gradativamente conquistando outros povos da região e implantando as bases de sua colonização.

Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

Apesar de eventualmente terem expulsado os espanhóis da cidade na chamada Noite Triste, o destino dos Astecas estava selado. Dizimados pela varíola, abandonados pelos povos que antes dominavam e enfrentando um inimigo cuja tecnologia era superior, era só questão de tempo até que os conquistadores voltassem.

Depois de derrotados, esse povo foi convencido por Cortés a aliar-se aos espanhóis e lutar contra os astecas. Os guerreiros tlaxcaltecas foram muito importantes na conquista da capital asteca em 1521. Uma das primeiras hostilidades entre espanhóis e astecas aconteceu na cidade de Cholula.

Conquista dos astecas
Os astecas mantiveram o seu império até 1521, pois, nesse ano, sua capital foi conquistada pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés. Os espanhóis chegaram na região em 1519 e iniciaram o processo de conquista e colonização do Vale do México. Os astecas na época eram governados por Montezuma II.

Eram politeístas e acreditavam que os sacrifícios humanos eram vitais para o funcionamento do Sol. Grande parte de seu sustento vinha da agricultura que era próspera por conta das chinampas, ilhas artificias construídas com material orgânico. Foram conquistados pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés em 1521.

Os Astecas construíram a pirâmide dos Ninchos de El Tajin, com 365 ninchos, um para cada dia do ano, e a célebre "pedra do sol", um imenso calendário solar. Os Astecas acreditavam que viria um grande Deus pelo mar. Quando os espanhóis então chegaram com suas caravelas, eles achavam que eles eram Deuses.

De acordo com profecias astecas, naquele ano deveria chegar à região o deus Quetzalcátl, a serpente emplumada. Por isso, nos primeiros contatos entre astecas e espanhóis não aconteceram conflitos, pois os astecas pensaram que os europeus eram deuses.

O império asteca caiu em agosto de 1521, quando o espanhol Hernán Cortéz e seus aliados invadiram Tenochtitlán. Há indícios de que 250 mil pessoas morreram nessa guerra. A Cidade do México é originada das ruínas de Tenochtitlán.

A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca.

Os maias são a segunda principal etnia indígena do México, depois dos nahuas. Em Yucatán, Estado no sul do país, constituem 80% da população, e há comunidades em Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados. Diferentemente dos astecas e incas, os maias não se organizavam como Império.

A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro. Essa expedição, que possuía cerca de 200 homens, encontrou o Império Inca dividido por uma guerra civil e aproveitou-se disso para dominar esse povo.

3- A língua dos astecas era o “náuatle”. Sua linguagem era pictográfica (forma de comunicação em que desenhos são usados para transmitir ideias, conceitos, objetos, atividades ou eventos).

Os incas, assim como havia acontecido com os astecas, tiveram sua decadência precipitada com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.

tinham de levantar-se para ele tomar banho na água fria da Lago o gol de uma fonte os. astecas não fabricavam sabão que era substituído por produtos vegetais como o filtro do coxile chamado pelos espanhóis de árvore de sabão e a raiz da saponária.