O que aconteceu com o Flogão?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Flogão é fechado oficialmente após quinze anos em funcionamento. O Flogão, icônica plataforma de compartilhamento de fotos, anunciou o encerramento de suas atividades. O site saiu do ar oficialmente no dia 24 de junho de 2019, depois de 15 anos no ar.

O nome flogueiros vem de um site chamado Flogão, onde costumavam publicar as fotos de caminhões que tiravam nas estradas. Era um serviço de compartilhamento de imagens, criado em 2004 junto com o Orkut, uma época em que publicar fotos na internet ainda era novidade.

O Orkut foi oficialmente desativado no dia 30 de setembro de 2014, mas você pode ver as discussões de comunidades públicas no Arquivo de Comunidades. Para excluir todas as suas postagens, será necessário remover o Orkut da sua Conta do Google. Acesse a página Excluir um serviço do Google .

O endereço é http://www. flogão.com. Quando a página carregar, clique no botão “Entrar” no canto superior direito para acessar sua conta ou criar uma nova. O Flogão também possui um aplicativo disponível para download na Google Play Store.

O Flogão foi criado em 2004 pelo programador carioca Cristiano Costa, e veio numa onda que era muito comum para a internet da época: versões nacionais para serviços estrangeiros que estavam bombando. Em 2005, por exemplo, o UOL lançou o UOLkut, uma rede social inspirada no Orkut, que havia estreado no ano anterior.

Mais de uma década depois, o site de compartilhamento de fotos, que marcou época para os adolescentes dos anos 2000, chegará ao fim: o serviço sairá do ar, definitivamente, em 20 de fevereiro. Apesar de ainda restarem alguns dias de vida para o Fotolog, os sinais da morte iminente estão presentes há algum tempo.

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

1 – Primeiro é necessário acessar o site do Fotolog. Em seguida, clique em “Registre-se” caso não tenha ainda uma conta. Inclusive, você pode entrar com a conta do Facebook também! Caso já tenha uma conta antiga que queria reviver, clique em “Acesse”.

É oficial: o Orkut vai voltar. Ou, ao menos, uma rede social muito similar. Orkut Buyukkokten, fundador da rede que fez sucesso no Brasil há 20 anos atrás, anunciou que lançará uma nova rede social com “resgate de valores” do até então falecido Orkut.

Consigo recuperar as fotos do Orkut? Não. Atualmente, o endereço orkut.com não apresenta suporte às contas que já existiram na plataforma. O Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu baixar as imagens até setembro de 2016.

O Orkut foi encerrado em 2014 basicamente porque a rede social já não era tão famosa quanto antes. Na ocasião, o Google anunciou que a desativação ocorria por conta do crescimento de outros serviços da empresa. A verdade é que, depois da chegada Facebook, cada vez menos usuários estavam no Orkut.

Basta apenas acessar a central de informações pessoais e selecionar dados relativos ao Orkut. Será possível baixar fotos, scraps e até depoimentos - e até relembrar algumas das comunidades. Mas corra! Tal possibilidade estará disponível somente até setembro deste ano.

Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível.

Infelizmente, já não é mais possível recuperar o Orkut. A rede social foi desativada de vez pelo Google, que resolveu apostar em outros projetos e novas propostas de relações em rede.

O Fotolog, rede social para publicação de fotos, foi lançado em 2002 e se tornou febre no Brasil. Em 2016, o serviço foi descontinuado e deixou uma legião de fãs sem suas contas e com pouco tempo para salvar os posts antigos.

Segundo Silveira (2008) a palavra fotolog surge da união da “foto” mais "log" (que em inglês significa diário). Fotolog/flog deriva do Web Log e consiste em um blog de imagens ou fotografias (um site ou página web).

Após sair do ar sem aviso e deixar muita gente na mão, o Fotolog voltou ao ar nos últimos dias para que os usuários possam recuperar suas imagens.