O que aconteceu com o filho da Sunamita?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O menino ficou no colo dela até o meio-dia e morreu. 21 Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.

Passado um tempo, o filho da sunamita sente uma forte dor de cabeça e falece (v. 12-17). Ela não chorou nem mandou enterrar seu filho, mas deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo, ao encontro do profeta.

A mulher sunamita ela era estéreo e ela fez na casa dela um quartinho para o profeta Elizeu morar, dormir quando estivesse na cidade dela. E ela colocou la uma mesa, uma cama, uma cadeira e um candeeiro. E a bíblia diz que Elizeu ora por ela e ela é curada da esterialidade e ela ganha um filho.

36 Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: Pegue seu filho. 37 Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão.

Sulamita ou Sunamita é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.

Ela foi citada apenas como uma habitante da cidade de Suném. Segundo a Bíblia, era uma mulher que possuía terras e boas condições. Apesar de não ter seu nome destacado na Palavra, seus atos nos deixam grandes ensinamentos quanto a fé, determinação e cuidado com a obra de Deus.

Abisague foi uma jovem sunamita que cuidou do rei Davi em sua velhice. A história de Abisague está registrada no primeiro capítulo do primeiro livro de Reis no Antigo Testamento (1 Reis 1:1-4,15).

A generosidade da Sunamita trouxe ao profeta Eliseu o desejo de retribuição. O homem de Deus perguntou a ela se havia algum favor que gostaria de receber do rei ou do chefe do exército. Sendo abastada, a Sunamita entendeu que não precisava de nada da parte do profeta.

A décima lição que aprendemos sobre as virtudes da mulher sunamita é a gratidão. Lembre-se que ela não foi agradecida somente depois de receber o milagre, mas mesmo antes, pela forma como tratava o profeta de Deus sem lhe pedir nada, apenas o ajudava.

Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela. Ela disse ao seu marido: — Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus.

A cidade de Suném ficava localizada no território da tribo de Issacar, perto de Jezreel (Js 19:18). Suném, no original Shunem, foi o local onde os filisteus acamparam antes da batalha contra o rei Saul em Gilboa.

Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa! Salomão se apaixona por ela. A jovem olha para o pastor de ovelhas e ele vai aproximando e diz: “Ei moça”!

Por duas vezes a Bíblia menciona a estada de Eliseu no Monte Carmelo: para lá ele se retira após o episódio dos meninos devorados pelos ursos (2Rs 2,25) e ali a sunamita vai encontrá-lo para suplicar-lhe que devolva a vida ao seu filho (2Rs 4,25).

Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele era o responsável por ajudar Eliseu em tudo o que o profeta fazia. Porém, em vez de aprender com o profeta e tentar ser um servo de Deus, humilde e simples, Geazi tinha um coração problemático. No episódio sobre a cura de Naamã, Geazi demonstra seu coração maligno.

A sulamita de Ct é chamada de amada e é descrita como a mais formosa entre todas as mulheres, ou a mais bela das mulheres (Ct 1,8; 4,1.7; 6,4).

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

Qual o significado do nome Sulamita? Um dos significados deste nome é “perfeição” ou “pacífica” que está relacionado com “Shalom” que significa paz em hebraico. Como dissemos acima, o nome Sulamita está interligado com Salomé, vindo da palavra em aramaico Shalam-zion “a paz de Sion”.

[A] A Sulamita era uma mulher negra, uma mulher preta.

Salomão para a sua amada Sulamita.