O que aconteceu com o curupira em Cidade Invisível?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Você agora é um deles”, diz a personagem, fazendo referência às entidades. Nesse momento, o Curupira carrega Eric, desacordado, para o interior da floresta. Ou seja: no final da 1ª temporada de Cidade Invisível, Eric “morre” como humano e ressurge como uma nova entidade.

A lenda ainda diz que ele era conhecido na cidade de Monteiro Lobato por brigar e agredir seus pais até o dia em que morreu assassinado. Enterrado, foi rejeitado pela sepultura e passou a assombrar o local. Então, o corpo do morto-vivo foi levado à força e abandonado em uma gruta.

Eric e seus novos compatriotas descobrem que Corpo Seco, um espírito fugitivo de um malfeitor antiambientalista morto e desaparecido, possuiu sua filha, Luna (Manu Dieguez). Corpo Seco está matando as entidades da floresta por vingança e é o responsável pela morte de Gabriela.

Curupira gosta de pregar peças nos caçadores que entram na floresta. Ele pode disfarçar-se de caça e, assim, atrair a atenção do caçador, que inicia uma perseguição à sua suposta presa e, então, perde-se no meio da floresta. Ele também pode atormentar os caçadores com um assovio ensurdecedor.

Pouco antes do season finale, Eric se torna alvo do Corpo-Seco, uma criatura demoníaca que foi cuspida de volta do seu túmulo após ser rejeitada tantos pelo Paraíso quanto pelo Inferno.

A estranha criatura caminha pelas florestas com o calcanhar voltado para a frente, deixando pegadas ao contrário. O Padre José de Anchieta, em 1560, relatou casos de índios que foram surpreendidos dentro da mata e surrados muitas vezes até a morte pelo Curupira.

O curupira é um habitante nato das florestas, então, para encontrá-lo, é necessário adentrar na mata densa. Sendo assim, esse ser evita estar nos locais com grande presença humana, somente indo atrás de humanos quando eles entram na floresta para caçar ou derrubar árvores.

A feiticeira, contudo, acaba morrendo por ser uma entidade de 200 anos e não conseguir sobreviver sem os poderes.

Última Aparição
—Eric para Matinta Perê. Eric Alves é um híbrido Humano-Entidade e antigo detetive de polícia do Departamento de Polícia Ambiental, é filho de Manaus e de Luiza Alves, neto de Januária Alves, viúvo de Gabriela e pai de Luna.

A personagem Gabriela Alves, interpretada por Julia Konrad, é qual Entidade na série? Ela também é protetora da natureza. Corpo Seco, a terrível entidade mística, é quem deixa Gabriela com os olhos brancos. A alma da personagem não encontra descanso.

Luna Alves é uma Híbrida Humana-Entidade, a filha de Eric e Gabriela Alves, neta dos falecidos Luiza Alves e Manaus, sendo a bisneta de Januária Alves. Luna foi a hospedeira do espírito do Corpo Seco que a usou para se aproximar das Entidades.

Gabriela Alves era a esposa de Eric Alves e uma antiga Antrópologa que lutava para transformar Floresta de Cedro em uma reserva florestal, ela era amiga de Fabiana e de Ciço. Gabriela morreu durante um incêndio na Vila Toré nas mãos do espírito do Corpo Seco que estava dentro de sua filha, Luna Alves.

Maria Caninana era violenta e malvada, gostava de assustar os pescadores, prejudicar animais e pessoas, derrubar embarcações, entre outras maldades. Diferente do irmão, Maria não encontrava com sua mãe. De acordo com a lenda, Norato cansado das malvadezas da irmã que piorava a cada dia, acabou a matando.

O Tutu é um monstro presente no folclore brasileiro que é mencionado em canções de ninar, sendo diretamente relacionado como um tipo de bicho-papão. O Tutu é um monstro presente no folclore brasileiro que se associa com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.

No folclore brasileiro, o Curupira é um personagem descrito como um anão forte e ágil de cabelos ruivos que possui os pés virados para trás. Assim, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente , montado em um porco-do-mato.

Song (Bella Chiang) fica sabendo que Éric se declarou para Poliana e conta tudo para João.

Saci-Pererê

Saci-Pererê
Assim é descrito o personagem mais famoso do folclore brasileiro. O Saci, ou Saci-Pererê, é originário do sul do Brasil e está presente na cultura popular desde os tempos coloniais.

Primeira Aparição. Arthur da Mata, mais conhecido como Tutu, foi um membro do Grupo de Entidades e uma Entidade conhecida como Tutu Marambá. Anteriormente, Tutu era um porco do mato quando foi transformado por Inês em uma Entidade, e assim passou a ser cuidado por ela e passou a protegê-la e a servi-la.

Então, Eric sacrifica a própria vida para devolver o poder de todas as entidades que ele tomou ao longo dos episódios. Portanto, o final da 2ª temporada de Cidade Invisível revela o sacrifício de Eric para salvar a vida e a mística da floresta e de todos os habitantes.