O que aconteceu com Milton Nascimento?

Perguntado por: amartins2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Qual é a doença de Milton Nascimento? Ao longo dos anos, a saúde de Milton Nascimento apresentou algumas quedas bem bruscas. Em 1996, ele revelou ter diabete tipo 2 , que foi diagnosticada tardiamente e o levou a sofrer quadros graves de anorexia, embolia pulmonar e amiotrofia, por exemplo.

Nesse episódio, será apresentado o último show de Milton Nascimento, realizado em novembro de 2022, gravado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A apresentação reúne os principais sucessos dos 60 anos de carreira do cantor.

Todo mundo sabe que Elis Regina foi o grande amor da minha vida. E todas as músicas que eu fiz na vida depois que eu a conheci (primeiro na casa da cantora Luiza, no Rio, em 1962. E depois, através de Gilberto Gil, em São Paulo, em 1965) foram feitas pensando na voz dela. E até hoje é assim.

Família adotiva
Na cidade mineira, o cantor foi adotado por Dona Lília, filha da pensão onde Carminha trabalhava, e Seu Josino. A música De Onde Vem Essa Força conta a história das mulheres da família Nascimento e revela a primeira infância pobre, anterior à adoção, de Milton Nascimento.

O exílio na França
A partir do golpe de 1964, o contexto da ditadura civil-militar forçou ao exílio muitos dos intelectuais brasileiros. Milton Santos chegou a ser preso por sua atuação política e militância. Logo depois, partiu para o exílio na França.

"Eu não fui adotado num abrigo, num orfanato. A gente se conheceu por uma ocasião. Eu tenho uma mãe biológica e um pai adotivo. Só que os dois nunca tiveram nada.

Cantor já enfrentou a depressão
Desde então, tem lançado novos projetos, músicas e discos. Diabético e cardiopata, Milton Nascimento chegou a ser internado algumas vezes nos últimos dez anos e já se submeteu a um cateterismo. E passou novamente um período afastado dos palcos.

Pablo fez 24 anos em fevereiro passado, segundo Cáritas. É um advogado que mora em um condomínio fechado no bairro do Itaim e que não atendeu aos telefonemas da Folha. "Ele não gosta de se expor e não comenta que Milton o considera seu filho. É muito independente e desde menino mora sozinho", afirmou sua mãe.

Lô Borges, Toninho Horta e Samuel Rosa foram alguns dos parceiros que dividiram o palco do Mineirão com Bituca neste domingo (13).

Conforme o Gshow, a apresentação terá duas horas de duração e alguns trechos também serão exibidos no Fantástico, na TV Globo. Ao todo, 13 câmeras espalhadas pelo estádio farão a captação das imagens para o Globoplay.

  • Maurício Gonçalves
  • Catarina Gonçalves
  • Alda Gonçalves

Augusto Kesrouani Nascimento

Um Mineirão iluminado e um coro de quase 60 mil vozes. Bituca, é assim que Milton Nascimento gosta de ser chamado desde menino.

Conhecido por suas pesquisas sobre urbanização, especialmente em países pobres, e globalização, Santos foi reconhecido em 1994 com o prêmio Vautrin Lud, considerado o "Nobel da Geografia". O baiano foi o primeiro fora do mundo anglo-saxão e único brasileiro a receber a distinção.

Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001, vítima de complicações proporcionadas por um câncer, aos 75 anos. Deixou uma vasta obra, com dezenas de livros e uma infinidade de textos, artigos e capítulos.

Principais Pensamentos. Milton defendeu uma nova abordagem para o campo da geografia. Na área da geografia crítica e humana, o intelectual aprofundou seus estudos em diversos temas como a cidadania, o território, a demografia, as migrações e a geografia urbana.

O cantor sofreu um bocado por causa do diabetes, mas soube aprender com as dificuldades e superar os desafios da doença!

Os cantores Caetano Veloso e Djavan foram diagnosticados com o tremor essencial. Os sintomas podem ser confundidos com os da doença de Parkinson, uma doença neurodegenerativa, que afeta principalmente os movimentos, causando rigidez e lentidão.