O que aconteceu com Laio e Jocasta?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Temerosos pelo que ouviram do oráculo, Laio e Jocasta decidiram livrar-se de Édipo, convocando um servo para dar fim à vida da criança. O servo se compadeceu e não a matou, deixando-a pendurada em uma árvore à própria sorte.

Ao consultar o oráculo de Delfos, Édipo descobriu algo trágico sobre sua vida: ele foi amaldiçoado pelos deuses. Ele estava destinado a casar com sua mãe, com quem teve dois filhos e duas filhas, e a matar seu pai, o rei que governava a cidade antes de Édipo.

Édipo assumiu o trono e desposou a rainha Jocasta sem saber que era a sua mãe. Édipo e Jocasta tiveram quatro filhos: Antígona, Isménia, Etéocles e Polinice.

Outro pastor chega então ao reino e depois de muito relutar esclarece a Édipo a verdade. Jocasta, diante do ocorrido, enforca-se em seu quarto. Édipo ao ver tal cena se cega como meio de punição por ter consumado matrimônio com sua mãe e matado seu pai.

Pélope amaldiçoou Laio a ser assassinado por seu filho que se deitaria com sua esposa.

O protagonista da história. É condenado a morte após o pai, o rei Laio, ouvir do oráculo de Delfos que o filho mataria o pai e desposaria a mãe.

Édipo faz parte de uma trilogia escrita por Sófocles composta por Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colono. Nos mitos gregos, ficou conhecido por ser filho de Laio, rei de Tebas, e de sua esposa, chamada Jocasta.

Povo. Esposo de Jocasta na Mitologia grega.

Significado de Édipo
substantivo masculino [Figurado] Aquele que explica um enígma, que esclarece um ponto escuro. Etimologia (origem da palavra édipo). De nome próprio Édipo.

Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evita-la, ordenaram a um criado que matasse o menino.

O casamento de Jocasta (Vera Fischer) e Laio (Perry Salles) nunca se estabilizou e já terminou, diante do filho que ela perdera e que não consegue esquecer, tendo procurado por ele todo esse tempo.

No final da narrativa, a monarca comete suicídio ao descobrir que casou-se com o próprio filho e, ao encontrar sua esposa (e mãe) já sem vida, Édipo fura os próprios olhos. Entre outras cenas, é assim que acaba a melancólica peça de Sófocles.

O Complexo de Jocasta é chamado assim devido a Jocasta, uma rainha grega fictícia que teve uma relação sexual com seu filho. O Complexo de Jocasta é similar ao Complexo de Édipo, em que um filho tem desejo sexual pela mãe.

A MORTE DE THELMA
Thelma (Adriana Esteves) teve uma reviravolta e tanto, e morreu depois de ter uma crise do aneurisma cerebral. Em suas últimas palavras, ela faz um desabafo comovente com Danilo: "Amor de mãe é uma força estranha, meu filho... Eu queria nunca ter errado com você.

Final da 5ª temporada de Elite: Samuel está vivo ou morto? Samuel é dado como morto. Depois de obter o cartão SIM de Mencía, Samuel decide encaminhá-lo à polícia para limpar seu nome do caso. Enquanto isso, Benjamín implora para ele se encontrar para uma conversa antes de entregar o cartão.

Tomado pela fúria, Édipo matou Laio e todos os seus homens, exceto um, acreditando serem um bando de malfeitores. Ao chegar a Tebas, Édipo soube que o rei da cidade havia sido morto recentemente e que a cidade estava à mercê da Esfinge, um monstro que devorava todos os que não resolvessem seu enigma.

Durante o caminho, Édipo e Laio se cruzaram, e um desentendimento surgiu porque Édipo foi agredido por Laio e seu servo para que desse passagem para o rei de Tebas. Édipo se enfureceu com a agressão e assassinou Laio e o servo dele, assim, matando o próprio pai.