O que aconteceu com João Batista de Carvalho?

Perguntado por: aamorim5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Tendo abandonado o primeiro marido para viver de música e apaixonada por um novo homem, o engenheiro João Batista de Carvalho, foi levada ao Tribunal Eclesiástico em um processo por abandono de lar e adultério.

Referência: último companheiro de Chiquinha Gonzaga (seu nome de batismo é João Baptista Fernandes Lage, mas para não expor o relacionamento amoroso com Chiquinha, ele mudou o nome para João Baptista Gonzaga se passando como filho dela).

O casamento veio aos 16 anos, por imposição dos pais. Pouco tempo depois, a separação e um novo casamento. E, mais uma vez a separação. Intimada a escolher entre a música e o marido, Chiquinha não teve dúvida e, assim, sofreu muito preconceito por desafiar antigos padrões e lutar por sua felicidade.

Com 18 anos, cheia de vontade de viver de música, Chiquinha teve que enfrentar a fúria da sociedade carioca. Tendo abandonado o primeiro marido para viver de música e apaixonada por um novo homem, o engenheiro João Batista de Carvalho, foi levada ao Tribunal Eclesiástico em um processo por abandono de lar e adultério.

Hoje (28) completam-se 85 anos da morte de Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, compositora, instrumentista, primeira maestrina brasileira e autora teatral, integrante do grupo dos fundadores da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).

Com medo de que tal atitude pusesse em xeque o prestígio de uma carreira já consolidada, Chiquinha Gonzaga, aos 52 anos, adota seu companheiro, de 16, que passa a se chamar João Batista Gonzaga.

Segundo familiares, embora estivesse bem, ele apresentava dificuldades respiratórias. No fim do dia, ele teve complicações e faleceu. Jacinto deixa quatro filhos. Jacinto foi topógrafo e também passou brevemente pela política, em 1988.

28 de fevereiro de 1935

Sozinha, com a responsabilidade de criar o filho mais velho do primeiro casamento, Chiquinha sobrevive como professora de piano. A convite do famoso flautista Joaquim Antônio da Silva Callado (1848-1880), passa a integrar o Choro Carioca como pianista, tocar em festas e frequentar o ambiente artístico.

A partir de 1877, passou a fazer da música uma profissão, condição ainda inédita para a figura feminina no Brasil. Sua primeira composição de sucesso foi "Atraente", mas não lhe rendeu o sucesso esperado. Chiquinha contou com o auxílio do pianista português Artur Napoleão dos Santos para melhorar a técnica ao piano.

Filha de escrava alforriada com um marechal do Exército Imperial Brasileiro, Chiquinha Gonzaga defendia as grandes causas sociais do seu tempo como a abolição da escravatura.

A primeira marcha feita especialmente para carnaval foi “Ó Abre Alas”, uma marcha-rancho de Chiquinha Gonzaga, encomendada pelos foliões do Cordão Rosa de Ouro, em 1899.

Forrobodó

Ela é autora de 77 de peças de teatro de gêneros variados. Seu maior sucesso, “Forrobodó”, chegou a ter 1500 apresentações seguidas após a estreia.

Chiquinha Gonzaga