O que aconteceu com Geazi?

Perguntado por: ureal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Geazi não foi curado. A punição de Geazi foi permanente e se estendeu à sua descendência (2 Rs 5:27). A severidade da maldição aponta também à gravidade de se transpassar a palavra do seu senhor Eliseu.

Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele era o responsável por ajudar Eliseu em tudo o que o profeta fazia. Porém, em vez de aprender com o profeta e tentar ser um servo de Deus, humilde e simples, Geazi tinha um coração problemático. No episódio sobre a cura de Naamã, Geazi demonstra seu coração maligno.

E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

Então Geazi exclamou: “Senhor, meu rei, aí está a mulher e aí está seu filho que Eliseu ressuscitou!”… Quando Naamã já estava a certa distância, Guehazi, Geazi, o servo de Elishá, Eliseu, o homem de Deus, protestou: “O meu senhor poupou este sírio Naamã, negando-se aceitar dele alguma gratificação do muito que trazia!

O castigo de Geazi
Por causa de seu pecado, o ambicioso Geazi foi amaldiçoado pelo homem de Deus. Ele recebeu sobre si e sobre sua descendência a mesma enfermidade da qual Naamã havia sofrido. No mesmo instante ele saiu da presença de Eliseu já leproso, com seu corpo parecendo estar coberto de neve (2 Reis 5:27).

E os guiou a Samaria. 20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria. 21 E quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Matá-los-ei, matá-los-ei, meu pai?

20 Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa".

23 E disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram diante dele.

Quando ela chegou, Eliseu disse: "Pegue seu filho". 37 Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe.

Eliseu pediu ao Senhor para mostrar ao jovem o que ele via. O Senhor lhe mostrou um exército celestial com cavalos e carruagens de fogo para protegê-los. O exército sírio foi cegado pelo poder de Deus. Eles não lutaram mais contra os israelitas.

Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Que bênção é quando o Espírito do Senhor amplia nossa visão.

A marca do ministério de Eliseu é de milagres surpreendentes e em 2 Reis 6 encontramos um desses incríveis sinais operados pelo profeta. Eliseu faz Flutuar o Ferro de um Machado!

Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça.

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

Eliseu serviu a Elias sendo fiel companheiro e excelente aluno. Tornou-se mais tarde o seu substituto eficiente na liderança. Deus usa o discipulado para treinar pessoas de forma eficaz. Ele nos ensina que devemos aprender com aquele que tem algo a nos ensinar.

Jeú matou os adoradores de Baal e setenta filhos do rei Acabe. Ele também advertiu o rei Josafá e o Rei Baasa e seu pai Hanani advertiu o Rei Asa, pai de Josafá. O pai de Jeú não foi contemporâneo do rei Josafá (da tribo de Judá, e de quem o próprio pai foi o rei Asa também de Judá).

A Morte de Eliseu
Então o rei de Israel, que na época era Jeoás foi visitá-lo e chorou sobre ele.

Por ordem de Eliseu, Geazi unge Jeú rei de Israel.

Que o seu quarto seja construído próximo dos muros, para serem protegidos pelo sangue de Jesus e separados em santidade para Deus. Que no seu quarto tenha uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro. Ou seja, descanso em Deus, comunhão com Deus, autoridade de Deus e luz de Deus em seus caminhos.

Segundo relato bíblico, Naamã foi um conhecido general sírio que contraiu lepra e acabou se curando graças a um milagre realizado pelo profeta Eliseu.