O que aconteceu com Canaã?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Habitantes originais de Canaã, a Terra Prometida, de onde jorrava leite e mel, os cananeus, porém, caíram na desgraça perante Deus. O Todo-Poderoso entrou em guerra contra esse povo e ordenou que os israelitas tomassem seu lugar. Embora muito falados na Bíblia, eles não deixaram registros escritos.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

Após a morte de Moisés, Josué foi encarregado com o trabalho de guiar os israelitas na próxima fase do desenvolvimento da nação. Sob sua liderança, o povo tomou posse da terra de Canaã e, desta maneira, Deus cumpriu mais uma parte da promessa feita a Abraão (Gênesis 12:3).

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Monte Nebo, Jordânia

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã. Aqui viveram o seu filho Isaac e o neto Jacob, até ao momento em que a fome obrigou Jacob a mudar-se para o Egito com os seus doze filhos.

Houve uma época em que a fome atingiu Canaã e Abraão se dirigiu para o Egito, onde fez fortuna e depois voltou para Canaã e separou-se de Ló, que foi para Leste e entrou com sua família no vale do Jordão, para fixar-se em Sodoma.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

Região do Médio Oriente situada entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental.

Deus

Além disso, mesmo se prometida a Israel, vários textos acentuam isso, ela acaba por permanecer a terra de Deus: Israel pode usá-la, mas a terra em si pertence a Deus.

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho.

Os cananeus eram um povo antigo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã

Habitantes originais de Canaã, a Terra Prometida, de onde jorrava leite e mel, os cananeus, porém, caíram na desgraça perante Deus. O Todo-Poderoso entrou em guerra contra esse povo e ordenou que os israelitas tomassem seu lugar. Embora muito falados na Bíblia, eles não deixaram registros escritos.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom, Gate (as cinco cidades dos filisteus) Partindo destas cidades, os filisteus frequentemente guerreavam contra Israel.

Você já leu mais de 250 páginas da Bíblia escritas pelo profeta Moisés, mais do que foi escrito por qualquer outro profeta do Velho Testamento. Deuteronômio 34 diz que Moisés morreu; mas como mencionamos anteriormente (ver p. 71), Alma 45:19 ensina que Moisés não morreu, mas foi transladado.

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia.