O que aconteceu com Barrabás na Bíblia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Quando Barrabás, tristonho, maltrapilho e exibindo extensa chaga em sua cabeça, adquirida na prisão, fitou o Cristo pendurado na cruz, passou a refletir: “Por que motivo fora o Cristo condenado? Não era o Cristo o Sol do novo dia, o Grande Prometido anunciado?”.

A acusação era política", afirma. O texto religioso apresenta então o episódio de Barrabás. Segundo a narrativa, por conta do período da Páscoa, a tradição mandava absolver um dos condenados. E quem decidia era o povo, por aclamação.

Judas se arrepende de ter traído Jesus. O Filho de Deus é levado até Pilatos, que pede para O levarem até Antipas. O filho de Herodes pede que O devolvam a Pilatos. O governador romano manda chamar Barrabás e pede que o povo escolha entre libertar Jesus ou Barrabás.

25 E respondendo todo o povo, disse: O seu asangue seja sobre nós e sobre nossos filhos. 26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Sua função primordial era manter o povo judeu tranquilo, com o objetivo de evitar uma guerra.

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

Os chefes dos sacerdotes e líderes judeus convenceram a multidão a pedir ao governador Pilatos que soltasse Barrabás e condenasse Jesus. Pilatos, então perguntou: "Que farei então com este a quem chamam de Messias?"

Nos Evangelhos, Barrabás é citado apenas por este seu apelido, mas já Orígenes, um escritor cristão do século III, afirma que o seu nome próprio era, curiosamente, Jesus! Por isso, na versão ecuménica da Bíblia, lê-se: “quem quereis que vos solte: Jesus Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?” (Mt 27, 17).

Barrabás: Significado "filho do pai". Esse nome é a forma helenizada do aramaico bar-Abbâ, que significa "filho do Abba", pois é composto pelos elementos aramaicos bar, que significa "filho" e Abba, que quer dizer "pai". Devido a isso, Barrabás fica com o sentido de "filho do pai".

Pilatos pediu que lhe trouxessem água, lavou as mãos e, dizendo-se inocente do que estava a acontecer, entregou Cristo à multidão, para que fosse executada a sentença de morte que eles tanto almejavam.

Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra. Mas justo então morreu o imperador Tibério, em 17 de março de 37, e não voltamos a saber mais nada sobre ele.

E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, e Dimas, o bom ladrão, à direita.

O soldado romano dá um passo a frente com um chicote com várias pesadas tiras de couro com 2 (duas) pequenas bolas de chumbo amarradas nas pontas de cada tira. O pesado chicote é batido com toda força contra os ombros, costas e pernas de Jesus. Primeiramente as pesadas tiras de couro cortam apenas a pele.