O que aconteceu com as pessoas que olharam dentro da Arca da Aliança?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Na manhã seguinte, ele e todos os outros homens que olharam a Arca são encontrados mortos no campo de Josué. Abiel é cobrado por respostas e os anciãos se unem para tomar uma importante decisão.

29 E sucedeu que, chegando a arca da aliança do Senhor à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e vendo Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.

Os Dez mandamentos eram mantidos em uma arca que, além de proteger as placas dos Dez Mandamentos, simbolizava a importância do acordo selado entre Javé e o povo hebreu. Protegendo um cânon sagrado dos hebreus, a chamada Arca da Aliança tornou-se uma das mais preciosas relíquias das religiões judaico-cristãs.

Com seu irmão Aiô, dirigiu o carro em que a arca foi colocada quando Davi tentou trazê-lo até Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá.

O último registro da arca foi feito há 2 mil e 600 anos atrás.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins.

Deus disse que o bordão do homem escolhido floresceria. é claro que isso seria um milagre e um sinal de deus, mostrando qual tribo foi selecionada para representar o povo na presença dele. Moisés voltou no dia seguinte e achou onze bordões normais.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.

Em II Samuel 6 lemos como Davi estabeleceu Jerusalém como a capital de Israel e decidiu colocar a arca da aliança ali para simbolizar que o Senhor estava com eles em sua capital.

Ela guardava os principais símbolos da aliança entre Deus e o povo de Israel no Sinai: os Dez Mandamentos escritos em duas tábuas, a vara de Arão e um vaso de maná (substância provida milagrosamente por Deus que serviu como principal alimento dos israelitas durante a peregrinação no deserto).

Um homem chamado Uzá foi morto por ter pegado a arca da aliança, sem autorização, enquanto ela estava sendo transportada para Jerusalém. O Senhor instruiu Davi a não construir um templo, e o Senhor abençoou Davi enquanto ele governava em retidão como rei.

1010 a.C.

O vaso de ouro com o maná
O escritor de Hebreus informa que o vaso que ficava dentro da Arca era feito de ouro (Hebreus 9:4). É interessante saber que o maná que o Senhor enviou como sustento para os israelitas no deserto estragava quando guardado de um dia para o outro.

Há um extensa descrição da arca em Êxodo 25: 10-22. É uma caixa de madeira de acácia, incrustada com ouro por dentro e por fora. Na arca, há duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos, como uma referência à aliança de Deus com Israel.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.

Assir e Elcana encontram o cajado de Moisés na casa de Joquebede. Bina nota a ausência dos filhos. Bakenmut e Ikeni chegam a vila dos hebreus e avisam que o rei não permitirá que ninguém vá a lugar algum. Os escravos começam a dispersar, tristes e decepcionados.

A arca de Noé
A construção da arca relatada em Gênesis é, sem dúvidas, uma das histórias mais extraordinárias das escrituras: um homem comum que obedeceu a Deus e possibilitou que a humanidade e todos os seres vivos fossem perpetuados após o dilúvio.