O que aconteceu com as esposas de Henrique Oitavo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Ana Bolena: condenada à morte. Jane Saymour: faleceu em decorrência de complicações no parto. Ana de Cleves: divórcio. Catarina Howard: condenada à morte.

Catarina de Aragão (1485-1536) foi uma princesa espanhola e rainha consorte da Inglaterra como primeira esposa de Henrique VIII. Seu divórcio provocou o rompimento entre a coroa inglesa e o papado, dando origem à Igreja Anglicana.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade.

Joana Seymour (c. 1508 – 24 de outubro de 1537) foi a terceira esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra de 1536 até sua morte. Era filha de João Seymour e Margarida Wentworth, tendo morrido pouco depois de dar à luz o único filho homem de Henrique, o posterior Eduardo VI.

Catarina Howard (Londres, c. 1523 – Londres, 13 de fevereiro de 1542) foi a quinta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte da Inglaterra de 1540 até seu casamento ser anulado em 1542 sob acusações de adultério, culminando na sua execução no mesmo ano.

A rainha Elizabeth II descende dos Bolena através de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. Dessa forma, podemos dizer que a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, pode ser considerada a tia-avó da monarquia britânica.

Sudor anglicus (epônimos: suor inglês, doença do suor, doença inglesa do suor) foi uma doença epidêmica de etiologia desconhecida, muito provavelmente causada por um hantavírus, que matou cerca de 3 milhões de pessoas na Inglaterra, entre 1485 e 1551, e outras milhares de vítimas por toda Europa.

Resposta: Henriques VIII, se casou tantas vezes porque em seus casamentos usas esposas não conseguiram lhe dar um herdeiro masculino e assim ele se casava com mulheres diferentes até consegui um herdeiro masculino.

Antes mesmo de conseguir a anulação de seu casamento, Henrique VIII já cortejava Ana Bolena, e muitas de suas cartas sobreviveram até hoje. Menos de quatro meses após sua coroação como rainha consorte em 1o de Junho de 1553, Elizabeth nasceu.

Ana (Düsseldorf, 22 de setembro de 1515 – Londres, 16 de julho de 1557) foi a quarta esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra entre janeiro e julho de 1540. Era filha de João III, Duque de Cleves e sua esposa Maria de Jülich-Berg.

Ana Bolena (c. 1501/1507 – 19 de maio de 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536.

(2009) “Divorciada, decapitada, morta, divorciada, decapitada, sobrevivente.” Assim, as seis mulheres de Henrique VIII – Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr – passaram a ser popularmente conhecidas.

Isabel de Iorque

Henrique VIII faleceu no Palácio de Whitehall, Londres, Inglaterra, no dia 28 de janeiro de 1547. Seu corpo foi sepultado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windson.

Como filha do rei Henrique VIII, Isabel nasceu dentro da linha de sucessão; entretanto, a sua mãe Ana Bolena foi executada dois anos e meio após seu nascimento e o casamento dos seus pais foi anulado. Isabel assim foi declarada ilegítima. O seu meio-irmão Eduardo VI sucedeu a D. Henrique e reinou até morrer em 1553.

Apesar de não haver evidências que comprovem a veracidade da lenda, algumas pessoas acreditam que Ana Bolena, que foi a segunda esposa de Henrique VIII, assombra a Torre de Londres (onde foi executada) e carregaria a sua própria cabeça debaixo de seus braços.