O que aconteceu com a viúva das duas moedas?
Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera. Ele disse que as pessoas ricas deram mais dinheiro do que a viúva, mas elas tinham mais para dar. A viúva não tinha mais dinheiro. Ela deu tudo o que tinha, por isso deu a Deus mais do que todas as pessoas ricas.
Qual a moral da história da viúva?
É justamente quando nos sentimos esquecidos ou desprezados que devemos lembrar que Jesus foi ajudar a viúva exatamente em seu momento de maior necessidade, e Ele virá nos auxiliar também. Às vezes, nos altos e baixos da vida, podemos sentir que Deus não está muito atuante em nosso cotidiano.
Quanto valia as moedas da viúva pobre?
Então, cheio de autoridade, pois havia atraído uma multidão até o templo, Jesus se levanta e confronta os presentes dizendo que aquela viúva tinha dado mais que todos ali. O texto diz que ela deu duas moedas gregas. O equivalente a alguns centavos de reais hoje em dia.
Porque as viúvas eram desprezadas?
Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.
O que significa quando o Filho do homem vier achará fé na terra?
Como prometeu o Apóstolo Paulo: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. E um dia veremos a luz além da escuridão. Compreenderemos Seu plano eterno, Sua misericórdia e Seu amor. “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na Terra?”
O que Lucas 18 nos ensina?
Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.
O que acontecia com as viúvas na Bíblia?
Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.
Qual é a história da viúva?
Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
O que aprendemos com a viúva persistente?
Ao ouvir estas parábolas, percebemos que a melhor garantia de ser ouvido por Deus e receber seus dons é a oração perseverante. O exemplo é dado pela viúva, que, perseverantemente, vai à casa do juiz iníquo até que ele a atenda. Uma certeza nos é dada por Jesus: “Deus fará justiça bem depressa”.
Quem era o marido da viúva de 2 Reis 4?
A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.
Quantas moedas a viúva colocou?
Várias pessoas ricas deram muito dinheiro. Uma viúva pobre deu duas moedas como oferta. Não era muito dinheiro, mas era todo o dinheiro que possuía. Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera.
Qual foi o profeta que ajudou a viúva?
profeta Elias
A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.
Quem é o protetor das viúvas?
É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus.
O que as viúvas mostraram a Pedro?
Quando Pedro chegou, as viúvas que tinham sido ajudadas por Tabita mostraram a ele as provas da bondade dela: “os vestidos e outras roupas que Dorcas havia feito” (v. 39). Não sabemos se elas pediram que Pedro interferisse, mas, guiado pelo Espírito Santo, o apóstolo orou, e Deus a ressuscitou!
Porque São Pedro e das viúvas?
O santos dos Viúvos(as)
Pedro também é conhecido como o santo das viúvas e viúvos. Os evangelhos falam até na sua sogra, mas não sobre sua esposa e acredita-se que ele era viúvo. Em uma passagem bíblica conta que Jesus curou a sogra de Pedro. “Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada com febre.
Será que Deus achará fé na terra?
E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”