O que aconteceu com a tribo de Levi?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Houve mudanças. Novas tribos nasceram, outras se integraram”. Diante desse argumento, é muito provável que a tribo de Levi tenha se integrado a outras maiores, embora se conserve ou se exalte a vocação sacerdotal deste grupo num momento posterior, como evidenciado pelo Deuteronômio, numa configuração pós-exílica.

Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.

  • Coate
  • Joquebede
  • Merari
  • Gérson

trinta e sete anos

Levi viveu cento e trinta e sete anos. E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.

1 Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão aparte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do Senhor e da sua herança bcomerão. 2 Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes disse.

Surge do hebraico Lewi e significa "ligado", "unido" ou "vinculado a". Segundos o Torá, livros sagrados que regem o Judaísmo, o nome Levi teria se originado a partir da palavra yillaweh, que significa "ele vai se juntar". Esse significado é uma referência da união entre Jacó e Lia, sua esposa.

Os levitas tinham a função de montar, desmontar e transportar o Tabernáculo durante a peregrinação no deserto do Sinai. Os levitas filhos de Coate, foram incumbidos de transportar os móveis do Tabernáculo (Números 3:29-32; 4:1-36).

  • Coate
  • Merari
  • Gérson

Deus perdoa inúmeras vezes, mas a idolatria do bezerro de ouro é um divisor de águas na postura de Javé. Se antes da confecção do ídolo bezerro de ouro Javé sempre perdoava, agora, após o bezerro de ouro, Javé não perdoará mais, porque o povo se tornou cabeça dura. Inicia-se a profecia de julgamento, da ira de Javé.

Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Enquanto Moisés recebia os dez mandamentos no monte Sinai, Aarão recebeu o seguinte pedido do povo: “Faz-nos ídolos, para que tenhamos deuses que nos guiam, pois não sabemos o que foi feito desse Moisés que nos tirou do Egito.” (Êxodo 32). Aarão coletou brincos de ouro e moldou um bezerro que foi adorado pelo povo.

Nas bênçãos de Jacó, as tribos de Simeão e de Levi são amaldiçoadas para que se “dispersem em Israel” (Gn 49.5-7). Rubén também é maldito (Gn 49.3- 4). As maldições se referem a uma situação posterior destas tribos e mostram que a situação não foi sempre igual.

Pela graça de Deus, a maldição foi transformada em bênção, e os descendentes de Levi tornaram-se os representantes dos israelitas diante de Deus. A Bíblia informa o nome dos três filhos de Levi que foram chefes de clãs: Gérson, Coate e Merari (Gênesis 46:11; Êxodo 6:16; 1 Crônicas 6:16).

Cor branca e dourada é anjo Orifiel e tribo Levi. Cor Azul escura é anjo Rafael e tribo de Issacar.

A aliança que Deus faz é corroborada com promessa, ou seja, Deus não apenas diz que vai fazer, Ele além de dizer que vai fazer, reafirma Sua palavra com promessas.

30 Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, ajuntar-se-ão contra mim, e atacar-me-ão, e serei destruído, eu e minha casa.

Foi a partir desse momento, que os levitas foram separados como servos de Deus, uma espécie de sacerdócio. Eram formados pela família de Arão e seus auxiliares. De acordo com as escrituras, naquela época não havia menção a musica, ao canto como função do levita.

Ser levita é receber de Deus um dom. Não só o dom de cantar mas sim o dom de louvar a Deus, de adorar com brados que rompem o céu e chegam diretamente ao trono do Pai. Quando ele louva ele sente a presença de Deus, sabe que está diante do Trono.