O que aconteceu com a Oi hoje 2022?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em 2022, a empresa voltou com tudo ao noticiário por conta do julgamento da venda de sua unidade móvel aos seus três principais concorrentes: TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro, por R$ 16 bilhões. As três operadoras – até então rivais – dividiram os 40 milhões de clientes da Oi espalhados por todo o País.

A migração será automática e feita por fases. Seu número continuará o mesmo e você será informado com antecedência de cada etapa da transição. As migrações foram iniciadas. Você será informado, com pelo menos 30 dias de antecedência, pela nova operadora quando for a sua vez, por SMS e outros canais de comunicação.

A migração já foi iniciada, de forma automática e sem necessidade de troca de chip, e está sendo realizada em fases. E fique tranquilo que o valor atual do seu plano de celular não mudará e seu número de telefone será mantido. Você será avisado com antecedência quando a migração for acontecer.

A Claro publicou um comunicado nesta quarta-feira (20), confirmando a conclusão da operação de compra da rede móvel da Oi, que foi fatiada entre TIM, Vivo e Claro.

Os clientes da Oi serão transferidos para Claro, Vivo ou TIM, de acordo com o seu DDD. A migração se dará dentro de 12 meses. Nesse período, as 3 empresas contrataram a Oi para continuar a fornecer os serviços aos usuários, mantendo os canais de atendimento.

Você pode não saber disto, mas a Oi foi vendida à Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020. A compra foi autorizada em fevereiro de 2022, e os clientes de telefonia móvel da empresa serão divididos entre as operadoras nacionais: Claro, TIM e Vivo.

A tecnologia avança, mas as infraestruturas do passado não desaparecem. É o que vem acontecendo com a Oi. A empresa ainda tem assinantes de serviços baseados em sua rede de cobre, com telefone fixo e internet banda larga.

O fim da recuperação judicial da Oi, ocorrido nesta quarta, 14 de dezembro de 2022, praticamente seis anos e meio depois de iniciada, é um dos fatos mais relevantes da história recente das telecomunicações brasileiras.

A venda dos ativos da Oi Móvel foi aprovada do final de janeiro de 2022 pelo Conselho Diretor da Anatel e deve atingir cerca de 40 milhões de contratos de telefonia móvel da prestadora. No novo ambiente virtual, os consumidores podem consultar para qual operadora serão migrados, conforme o DDD do celular.

Como parte desse processo de comunicação, cada cliente recebe um SMS com um link que dá acesso ao detalhamento de seu novo plano na Vivo, cujas condições comerciais são sempre iguais ou melhores às que ele tinha na Oi.

A TIM irá assumir a base de clientes da Oi Móvel em 29 DDDs brasileiros, incluindo 11 e 21, que são os mais populosos.

“Já começamos a atuar como uma operação independente, estamos adiantando o processo de separação da empresa e acelerando o processo de captura de valor”, disse Rodrigo Abreu, presidente da Oi. A companhia já tem um CNPJ próprio e conta com um chief comercial officer à frente do negócio. O escolhido é Pedro Arakawa.

A Oi Móvel foi vendida para Claro, TIM e Vivo em leilão realizado em dezembro de 2020, mas só agora que o negócio será oficializado. O trio notificou a Oi e marcaram o fechamento da transação e assinatura para o dia 20 de abril de 2022. As compradoras terão até 18 meses para fazer toda a migração.

O processo de migração dos planos da Oi vai acontecer de forma gradual. Inclusive, os usuários devem receber uma notificação sobre a operação, após a confirmação da venda da Oi. Ninguém é obrigado a aceitar a nova operadora de telefone. Se o consumidor não quiser, é possível pedir a portabilidade para a que deseja.

Não. Nenhum número precisará ser alterado. Como é regra desde que o país passou a adotar a portabilidade, o número do telefone, atualmente utilizado até como chave Pix, é do consumidor.

Com a aquisição da Oi Móvel em 2020, TIM, Claro e Telefônica Brasil repartiram uma base de aproximadamente 40 milhões de clientes.

Preciso esperar a migração para ir para a TIM? Não. Você pode vir agora para TIM entrando em contato com nossos canais de vendas e/ou atendimento e solicitar a portabilidade númerica. Neste momento, poderemos oferecer nossos planos e serviços disponíveis.

As concessões terminam em 2025. A Lei Geral de Telecomunicações prevê a possibilidade de as atuais concessionárias mudarem seus contratos para autorizações, em regime privado. Nesse novo regime, haveria liberdade de preços.