O que aconteceu com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1978?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, no interior de São Paulo, e é considerada símbolo da fé católica no país. Mas poucos sabem que essa imagem sofreu um atentado e foi quebrada em mais de 200 pedaços.

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados.

O Santuário Nacional de Aparecida, porém, garante que sim. A imagem exposta na Basílica é a mesma que fora encontrada, trezentos anos antes, nas águas turvas do Paraíba do Sul. Mas, por medidas de segurança, o nicho é protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Aparecida, que foi encontrada no rio, ficou escura pelo tempo que passou embaixo da água e pelo incenso das velas da capela onde foi colocada. "Tratava-se, na verdade de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, tanto que, por um bom tempo, o dia da padroeira foi comemorado em 8 de dezembro", conta o pesquisador.

A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi encontrada no rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717, é de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos este ano com uma programação extensa de homenagens e celebrações. Hoje, 12 de outubro, quando se celebra o Dia da Padroeira do Brasil, o santuário espera receber milhares de peregrinos.

19 de agosto de 1978

Ela deve ser nosso exemplo de mulher de Deus e por isso devemos amá-la e respeita-la sempre”. Após a restauração, a imagem de Nossa Senhora Aparecida retornou para o Santuário Nacional em 19 de agosto de 1978, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, em um momento de grande comoção para tantas pessoas.

Como ela foi "aparecida", o nome encaixou perfeitamente e o episódio foi considerado um milagre. A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada.

Os três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, pareciam não ter sorte naquela manhã: após várias tentativas infrutíferas, tinham quase desistido, quando João Alves tentou novamente. Ele jogou sua rede nas águas do rio e, lentamente, a puxou para cima.

6 primeiros milagres da história de Nossa Senhora Aparecida

  • Milagre das velas.
  • Milagre da menina cega.
  • Milagre das correntes.
  • Milagre do cavaleiro sem fé
  • Milagre do menino do rio.
  • Milagre do homem e da onça.

Trata-se da Festa da Assunção de Maria, o dia em que, segundo a tradição católica, Nossa Senhora, a mãe de Jesus, teria subido aos céus de corpo e alma — uma morte incorruptível, segundo a crença.

O local representa a passagem bíblica da "Escada de Jacó" (Gn 28:12) - "E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por Ela", diz o versículo.

A imagem era colorida
Manto azul com forro em vermelho vivo, pele clara, túnica esbranquiçada, com detalhes em amarelo. A imagem de Aparecida era assim quando foi produzida, provavelmente no século XVII, pelo Frei Agostinho de Jesus.

Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Em virtude da expansão da devoção à Nossa Senhora 'Aparecida' das águas, o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela.

O incidente aconteceu por volta das 8h na Capela das Velas e foi causado pela embalagem de uma vela que foi colocada em cima da bancada da sala, onde sempre há chamas acesas. Assim que o incêndio começou, a equipe de bombeiros do próprio santuário foi até o local e conseguiu apagar o fogo.

Em todo o mundo, existem mais de mil “nossas senhoras” em referência à Maria, mãe de Jesus. O feriado desta terça-feira, 12 de outubro, ocorrem em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil desde 1930. Conheça um pouco da história dos vários nomes da santa da Igreja Católica.

As aparições de Nossa Senhora em Cimbres tiveram início no dia 6 de agosto de 1936. Naquele dia, Maria da Luz (mais tarde se tornou a religiosa irmã Adélia) e Maria da Conceição foram colher sementes de mamona no sítio. Na época o cangaceiro Lampião e seu bando agiam na região com roubos e assassinatos.