O que aconteceu com a filha de Jefté?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

Filha de Jefté

A filha de Jefté, às vezes chamada de Seila ou Ífis, é uma figura na Bíblia Hebraica, cuja história é contada em Juízes 11. O juiz Jefté tinha acabado de ganhar uma batalha contra os amonitas, e jurou que ofereceria a primeira coisa que saísse de sua casa como holocausto a Javé.

Por fim, a história de Jefté termina com o texto bíblico informando que ele liderou Israel durante seis anos. Depois disso Jefté morreu e foi sepultado numa cidade de Gileade. O texto bíblico não fornece qualquer detalhe sobre as circunstâncias da morte de Jefté.

Desde a Idade Média há intérpretes que argumentam que Jefté jamais teria sacrificado sua filha única, mas que somente a consagrara à virgindade perpétua. As frases “esse será do Senhor” e “jamais foi possuída por varão” (39) são as mais proferidas em prol dessa opinião (Bíblia Shedd).

Dessa história, podemos extrair importantes lições: Deus não vê como o homem vê! Deus usa quem Ele quer para que Ele seja glorificado! Jefté, aos olhos humanos, talvez fosse uma das últimas pessoas que Deus poderia usar.

Jefté viveu em Gileade e foi um membro da Tribo de Gade (Josué 12:1,6 e 13:1). Na divisão das terras de Israel, a tribo de Gade (7º filho de Jacó) ficou com a terra além do Jordão, a terra de Gileade. O nome de seu pai era também Gileade. Jefté em Promptuarii Iconum Insigniorum.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

Era filho de uma prostituta e, depois de crescido, foi expulso de sua família e sua casa por seu meioirmão. O Senhor usou essa pessoa de situação humilde, porém, para libertar Israel de seus inimigos. Ele tinha fé em Deus e abandonou os ídolos, sendo por isso fortalecido pelo Senhor em seus esforços.

Por causa de seu sotaque, ao invés de “chibolete” os efraimitas pronunciavam “sibolete”. Então esse teste foi basicamente uma “senha linguística” que identificava a diferença de dialeto entre os povos semitas, e assim deixava claro quem era efraimita.

seis anos

7 E Jefté julgou Israel seis anos; e Jefté, o gileadita, faleceu, e foi sepultado nas cidades de Gileade.

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

Juízes 11:30-32: 30. E Jefté consagrou este voto ao SENHOR: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, 31. aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando retornar da vitória sobre os amonitas, será oferecida ao SENHOR, e eu o sacrificarei em holocausto!” 32.

História das Escrituras. Ensine às crianças a história de quando Deus ordenou a Abraão que sacrificasse o filho Isaque de acordo com Gênesis 22:1–14. Quando for oportuno, mostre a gravura Abraão Leva Isaque para Ser Sacrificado.

Juízes 11:3: “Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” Sempre que Deus levanta um líder e começa a trabalhar através dele, pessoas boas e ruins costumam se aproximar. Cabe a ele ensinar-lhes o caminho do Senhor.