O que aconteceria se todos deixassem de comer carne?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O veganismo global, que aconteceria se toda a população do mundo deixasse de consumir qualquer alimento de origem animal, reduziria em 17% a emissão de carbono à atmosfera; em 24% a emissão de metano; e em 21% a emissão de óxido nitroso.

Reduzir ingestão de carne pode salvar 5 milhões de vidas até 2050, diz estudo. Já foi comprovado que a dieta vegana é menos prejudicial ao meio ambiente e o Ministério da Saúde do Brasil também já reconheceu, oficialmente, que se trata de alternativa saudável de alimentação.

“É um dos raríssimos alimentos que tem uma rica fonte de proteínas com todos os nove aminoácidos essenciais e especialmente o ferro heme que tem uma importância fundamental dos glóbulos vermelhos, das hemácias e na condução do oxigênio no corpo”, explica Nabih.

Os vegetarianos e veganos apresentam menos chances de ficar doente porque consomem alimentos fontes de vitaminas, minerais e fibras que fortalecem o nosso sistema imunológico geralmente em maior quantidade do que em uma dieta não vegetariana.

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento. Porém, a relação entre a fruta e as vespas que fazem sua polinização pode ser vista pela comunidade vegana como exploração do trabalho animal.

Resultado: Vegetarianos – sejam eles vegans, ovolactovegetarianos, semi-vegetarianos ou pescovegetarianos – têm, em média, um risco 12% menor de morrer em um período de seis anos do que quem come carne.

Saúde, sustentabilidade e respeito pelos animais e meio ambiente. Estas são as três razões principais para reduzir ou abandonar o consumo de produtos de origem animal. É notório que a cada dia mais pessoas aderem à causa, e a indústria logo segue a tendência.

De acordo com um estudo, o consumo de carne vermelha está associado a um maior risco de mortalidade causada por doenças cardiovasculares (DCV). Logo, não consumir carnes e aumentar a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e nozes está associado a um menor risco de DCVs.

Pesquisadores japoneses apontaram que a dieta vegetariana, onde não há o consumo de carne, aumenta, significativamente, a expectativa de vida. É possível viver sem carne? Sim é! E não só é viável como, de acordo com a ciência nutricional, até ajudar a prolongar a vida!

Não, se tratando de humano de forma geral a ingestão de carne não é imprescindível para uma vida saudável. É possível sim ter uma dieta balanceada e com acesso a todos os nutrientes necessários sem comer nenhum tipo de carne no processo.

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Os cortes de carne vermelha mais saudáveis são: patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão duro e músculo. Todos estão no grupo das carnes magras, ou seja, sem tanta gordura.

O senso comum costuma dizer que quando não se come carne, a pele, por exemplo, pode ficar flácida e sem coloração saudável. O que já se pode adiantar é que o pensamento é mito.

"Comer carne uma vez por semana é suficiente, desde que você consuma outras proteínas, como as vegetais, que são muito importantes para a saúde", explica Carolina.

Karin explica: “os figos podem conter alguns componentes de origem animal dentro”. Segundo a especialista, algumas espécies de vespas que ajudam a espalhar o pólen que dá origem ao figo muitas vezes acabam presas dentro da fruta e são convertidas em proteína por uma enzima.

Você sabe os motivos pelos quais a maior parte dos veganos não comem mel? É senso comum que as pessoas adeptas ao veganismo não consomem animais, tampouco produtos derivados dos mesmos. Seguindo esse raciocínio, como o mel é proveniente das abelhas, ele também entra para esta lista de produtos que os veganos não comem.

Como pôde ver, o vegano não toma leite (e produtos de origem animal) por razões morais, na maioria das vezes, e precisa reavaliar seu cardápio alimentar para compensar a falta de tantos nutrientes importantes para seu organismo.

Não é moda ou algo passageiro. É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos. Além disso, o veganismo não é sobre superioridade ou algo do tipo.