O que aconteceria se os portugueses não tivessem colonizado o Brasil?

Perguntado por: aveiga5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Se tirar Portugal da equação, apareceria certamente Espanha a colonizar. Se não fosse colonizado por Portugueses não existiria o Brasil enquanto país, geograficamente e culturalmente falando.

Não havia interesse de Portugal em começar imediatamente a colonização do Brasil porque o comércio das especiarias com as Índias era lucrativo. O primeiro ciclo econômico se deu pela extração do pau-brasil e contou com o auxílio dos indígenas mediante escambo.

O mais justo e sensato é comparar a colonização brasileira com a de países mais parecidos com o nosso. Olhemos para Jamaica, Barbados, África do Sul, Índia e Paquistão, colonizados pelo Império Britânico; ou Marrocos, Tunísia e Argélia, colonizados pela França; ou Suriname e Indonésia, colonizados pelos holandeses.

Seríamos o país do empreendedorismo, com grandes shoppings, mas também empresas independentes. Por outro lado, seríamos formados por uma população ainda mais conservadora e preconceituosa, com fortes influências estadunidenses.

Se a família real portuguesa não tivesse ido para o Brasil, o Brasil não teria sido elevado à categoria de Reino. Aquando da Revolução Vintista em Portugal, um dos objetivos dos revolucionários era que o Brasil voltasse à condição anterior.

Antes de ser conhecido como Brasil, o território português nas Américas receberia alguns nomes, entre eles Pindorama, Ilha de Santa Cruz e Terra de Santa Cruz.

Hoje, sabemos que nosso futuro território possuía aldeias com milhares de índios, agricultura intensiva, comércio internacional e guerra permanente movida a canibalismo. Além disso, já tinha recebido três navegadores – dois espanhóis, inclusive. Conheça um mundo que teve fim assim que foi descoberto.

A expressão “descobrimento” ignora que naquele período os povos indígenas já habitavam essas terras há muito tempo. Nesse sentido, o país hoje conhecido como Brasil não era uma “terra de ninguém”.

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; ...

Além de demarcar a nossa língua, o país influenciou nossa cultura e trouxe hábitos e costumes que perpassam por todas as esferas sociais do Brasil.

A verdade, entretanto, é que breves períodos de vários níveis de controle estrangeiro durante suas primeiras histórias deixaram a questão de se a Libéria e a Etiópia permaneceram totalmente independentes um assunto ... São exemplos de países não europeus que nunca foram colonizados: Etiópia e Libéria (África).

Etiópia

Na Etiópia, único país africano que nunca foi colonizado, a resistência fez cair uma ditadura de 27 anos. O novo primeiro-ministro libertou os presos políticos, pôs fim a uma guerra e devolveu a liberdade à imprensa.

Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru.

“Isso descaracteriza a visão tradicional de que teria sido uma descoberta. Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.

Quais foram os principais povos que realizaram a colonização do Brasil? Os povos que colonizaram o Brasil foram os portugueses, holandeses, alemães e italianos. O destaque é dos portugueses, os primeiros europeus a descobrirem as terras tupiniquins.