O que aconteceria se o Brasil não fosse colonizado?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

Como uma ex-colónia francesa ou ainda como território ultramarino francês (como a Guiana). Não haveria grande diferença socioeconómica visto que a economia colonial de ambos os impérios para a América tropical e subtropical era muito similar. Estaria como a Guiana, certamente.

O mais justo e sensato é comparar a colonização brasileira com a de países mais parecidos com o nosso. Olhemos para Jamaica, Barbados, África do Sul, Índia e Paquistão, colonizados pelo Império Britânico; ou Marrocos, Tunísia e Argélia, colonizados pela França; ou Suriname e Indonésia, colonizados pelos holandeses.

O primeiro nome dado ao Brasil foi Ilha de Vera Cruz, e depois passou a chamar-se Terra de Santa Cruz. Outro nome pelo qual o Brasil foi chamado, à época, foi Terra dos Papagaios, em decorrência da quantidade de papagaios que havia aqui.

Seríamos o país do empreendedorismo, com grandes shoppings, mas também empresas independentes. Por outro lado, seríamos formados por uma população ainda mais conservadora e preconceituosa, com fortes influências estadunidenses.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama ( nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova, em 1501; Terra dos Papagaios, também em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, ainda em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil , em 1505; Terra ...

Não havia interesse de Portugal em começar imediatamente a colonização do Brasil porque o comércio das especiarias com as Índias era lucrativo. O primeiro ciclo econômico se deu pela extração do pau-brasil e contou com o auxílio dos indígenas mediante escambo.

As outras versões: o português Cristóvão de Mendonça pode ter passado pela Austrália em 1522 – mas a primeira “descoberta” confirmada foi a do holandês Willem Janszoon, em 1605.

Em resumo, o termo "Brasil Colônia" é utilizado para descrever o período histórico específico em que o Brasil era uma colônia de Portugal, enquanto os Estados Unidos não são chamados de "colônia" porque conquistaram sua independência e se tornaram uma nação independente.

Por mais de 250 anos, a Holanda teve vastas colônias nas regiões que hoje são conhecidas como Indonésia, África do Sul, Curaçao, Nova Guiné — para citar algumas —, onde homens, mulheres e crianças escravizadas eram tratados de forma desumana.

A verdade, entretanto, é que breves períodos de vários níveis de controle estrangeiro durante suas primeiras histórias deixaram a questão de se a Libéria e a Etiópia permaneceram totalmente independentes um assunto ... São exemplos de países não europeus que nunca foram colonizados: Etiópia e Libéria (África).

A colonização do Brasil, realizada pelos portugueses, foi o processo de chegada, invasão, ocupação e exploração do território brasileiro por Portugal, a metrópole.

“Somente dois países não foram colônias em nenhum instante: Libéria (que era um estado formado por escravos libertos dos Estados Unidos) e Etiópia (que foi dominada pela Itália entre 1936 e 1941)”, afirma Luiz Arnaut, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Antes da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, o Brasilera povoado pelos ditos índios, cuja divisão era basicamente em tupi-guarani e jê (ou gê); sendo que os primeiros eram habitantes do norte/nordeste e litoral e os segundos mais do interior do país.

Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras. O primeiro encontro entre portugueses e índios foi marcado pela curiosidade dos dois povos que não se conheciam.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

A primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza se deu em 1532. Foi ele quem fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente. O primeiro ciclo econômico constitui-se da exploração do pau-brasil, cuja madeira avermelhada permitia a produção de corante vermelho.

Teríamos um país mais forte do que Portugal, a Inglaterra, para nos colonizar.