O que aconteceria se não houvesse o efeito estufa?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A esse fenômeno de aquecimento da Terra dá-se o nome de efeito estufa. Se não existisse o efeito estufa a temperatura média na Terra seria em torno de –15°C e não existiria água na forma líquida, nem vida.

O vapor d'água capta o calor irradiado pela superfície terrestre, distribuindo-o para todas as direções e aquecendo a superfície. As principais atividades que emitem gases de efeito estufa são: desmatamento; queimadas; queima de combustíveis fósseis; atividades industriais.

Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que grande parte dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese.

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

Se não houvesse a proteção do efeito estufa, os raios solares que aquecem a Terra seriam refletidos para o espaço sideral e o planeta perderia calor.

O efeito estufa é um fenômeno natural e benéfico para nós. Certos gases presentes na atmosfera retêm parte da radiação térmica emitida pela superfície terrestre depois de ter sido aquecida pelo sol, mantendo a temperatura do planeta em um nível adequado para o desenvolvimento da vida.

Sem o efeito estufa, a temperatura da superfície cairia 33 graus Celsius, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Isso tornaria o planeta um lugar congelado e inabitável. Durante milhares de anos, a natureza regulou bem a concentração desses gases.

O aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.

Outro desastre que aconteceria nestes cinco segundos sem oxigênio seria que a crosta da Terra entraria em colapso e se esmigalharia, causando terremotos e fissuras no chão. Isso porque a crosta é composta por 45% de oxigênio! Depois de tanto caos e coisas ruins acontecendo, está na hora de inverter o cenário.

Se não fosse uma espécie de casaco de gases que protege nosso planeta, a vida não seria como conhecemos. Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!

Causas do efeito estufa
Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.

O que causa uma grande preocupação entre os cientistas é o fato de que o efeito estufa está aumentando muito nos últimos tempos, causando uma maior retenção da radiação infravermelha do Sol pela atmosfera terrestre, provocando alterações climáticas e desequilíbrios ecológicos.

O aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera leva ao aquecimento global, resultando no aumento da temperatura média da Terra. Isso provoca o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e o desequilíbrio nos ecossistemas terrestres e aquáticos.

O Reino Unido, países do oeste da União Européia, Austrália, Cazaquistão, grande parte do norte da África, África do Sul, Chile, Tailândia e Filipinas também estão entre os grandes emissores globais. No Sul Global, o desmatamento foi um dos principais impulsionadores das emissões, de acordo com a NASA.