O que aconteceria se não existisse a atmosfera?

Perguntado por: epires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. É da atmosfera que grande parte dos seres vivos retira o gás oxigênio para a respiração e as plantas retiram o gás carbônico para a fotossíntese.

Se ele não existisse, a temperatura média da superfície da Terra seria -18°C, ao invés dos 15°C que temos hoje, ou seja, 33°C menor.

A atmosfera protege o planeta absorvendo a radiação ultravioleta através da camada de ozônio, queimando meteoros por atrito e temperatura impedindo que cheguem até a superfície e regulando a quantidade de calor pelo efeito estufa.

Apesar dessa pequena variação em sua luminosidade, o Sol permanece em constante equilíbrio entre sua força de gravidade, que comprime os elementos em direção ao seu núcleo, e a força da energia liberada pela fusão nuclear, que tenta expandi-lo.

De fato, a luz e o calor emitida pelo Sol e que sentimo aqui na Terra é fruto do gás Hidrogênio aquecido a aproximadamente 2 milhões de graus Celsius. Mesmo sem oxigênio no espaço, o Sol não se apaga; entenda como isso acontece Cientistas explicaram mistério que acompanhou a sociedade por milhões de anos.

Se não fosse uma espécie de casaco de gases que protege nosso planeta, a vida não seria como conhecemos. Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!

O oxigênio e o gás carbônico nunca acabam porque estão sendo constantemente renovados na atmosfera através da respiração e da fotossíntese.

Pode ser causada por fatores antrópicos ou por fatores naturais. Suas causas antrópicas são principalmente a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e geração de energia por usinas. Já suas causas naturais são as erupções vulcânicas, as queimadas naturais, os animais e a decomposição da matéria orgânica.

A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Se não houvesse espalhamento da luz, não veríamos a atmosfera terrestre e o céu diurno teria um aspecto semelhante ao céu noturno. Poderíamos ver as estrelas de dia! Tal acontece na Lua que não possui atmosfera.

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar os raios ultravioleta nocivos e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta.

A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.

Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

O Sol não queima! O que gera energia no Sol é processo conhecido como fusão atômica. O Sol é formado principalmente por Hidrogênio e Hélio e tem tanta massa que sua gravidade comprime os átomos de Hidrogênio uns contra os outros até que eles se fundem e formam átomos de Hélio.

Como o sol pega fogo no espaço? Em um processo de fusão nuclear libera uma grande quantidade de energia contida nos átomos. Quando a fusão de incontáveis átomos ocorre em uma "bola" imensa e pesada como o Sol, um "incêndio" é inevitável.

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol.

A água não “herda” as características das substâncias que a compõem. Isso porque sua estrutura molecular e seu tipo de ligação química são diferentes dos encontrados nas moléculas de H e O. Então, a água não pega fogo.