O que aconteceria se a Terra fosse um pouco mais perto do Sol?

Perguntado por: omota . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Se a Terra estivesse mais próxima do Sol, a densidade da atmosfera causaria um efeito estufa. A temperatura provavelmente aumentaria para 480 ° C e ... A massa da protuberância tem uma atração gravitacional associada a ela, puxando a Terra para frente em sua órbita e lançando-a para mais longe ...

Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero. Sentindo o efeito da inércia, todas as construções e edificações no planeta cairiam, sem falar nos fortíssimos terremotos que assolariam o planeta.

No entanto, pesquisadores apontam que o fenômeno, apesar de raro em sua intensidade, é normal. O filamento que se desprendeu do Sol em função de uma forte explosão tem tamanho médio e pode alcançar centenas de quilômetros no espaço. O fenômeno ocorre em momentos de extrema atividade solar, o que é o caso neste momento.

Ou seja, se a Terra parar de girar, perdemos nosso campo magnético”, explica Zurita. “Sem o campo magnético, ficaríamos sem proteção contra os ventos solares e seríamos constantemente atingidos por ele. A radiação seria enorme e os gases da nossa atmosfera seriam levados por esses ventos, assim como ocorre em Marte”.

Se a Lua desaparecesse
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.

Sem a energia do Sol, viveríamos sem luz e as estações do ano não existiriam. Nosso planeta seria muito frio e atmosfera seria mais densa. Haveria poucos ventos e, aos poucos, as águas seriam congeladas.

Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol. Seria como um pôr do sol, quando a temperatura cai lentamente.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Mercúrio

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol. A sua principal característica são as elevadas temperaturas, provocadas especialmente pela sua proximidade com a estrela solar assim como pela ausência de uma camada de gases completa, como a atmosfera terrestre.

Se a terra girasse mais rápido o dia passaria a ter menos horas (No caso como e duas vezes mais rápido pode se deduzir que o dia teria apenas por volta de 12 horas), é isso comprometeria completamente a vida na terra, pois furacões no litoral seriam constantes, grande parte das águas do oceano iriam em direção ao ...

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

Ainda estamos em março de 2023 e, com a detecção de mais uma erupção solar nesta semana, o Sol já produziu a mesma quantidade de explosões de alta intensidade registradas em todo o ano de 2022.

descoberta de estrelas gigantes, supostamente algumas das primeiras a... intermediária, 800 vezes maior que o Sol, e invisível ao olho humano.

De acordo com a Nasa, que monitora o astro 24 horas por dia, a gravidade do Sol mantém o Sistema Solar unido, alcançando desde os maiores planetas até os menores pedaços de detritos em órbita ao seu redor.