O que aconteceria se a radiação solar chegasse à Terra?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

A velocidade da luz é constante e imutável no vácuo do espaço, por isso é fácil calcular em quanto tempo a luz do Sol chega na Terra: 8 minutos e 20 segundos. Mas essa é apenas uma média, e não leva em conta o tempo que os fótons, partículas que compõem a luz, levam para sair do interior de nossa estrela.

As explosões sobre a superfície do Sol são causadas pela liberação súbita de energia armazenada em campos magnéticos em sua atmosfera, elas podem durar minutos ou até horas. Essas explosões liberam energias de até 1025 joules, o que equivale a dez milhões de erupções vulcânicas na Terra.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

A radiação solar é fonte primária e essencial para a manutenção da vida no planeta. Além de o manter aquecido, a radiação é fundamental em outras tantas situações, como na fotossíntese das plantas e no fortalecimento dos ossos dos seres humanos através da vitamina D.

A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos. A radiação solar (exposição natural à radiação UV) pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente.

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

1) Latitude
E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior. Os raios solares sobre a Terra atingem a superfície de forma desigual.

Resposta verificada por especialistas
Eles aquecem a superfície, e são refratados, porém, boa parte deles é absorvido na camada de ozônio, e outra porção é absorvida na terra, com a camada de ozônio ficando mais fina devido ao efeito estufa, mais raios solares entram e aquecem a terra, causando o aquecimento global.

A exposição da pele à luz solar também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e no tratamento de doenças como vitiligo, dermatites, psoríase. Além disso, tem importância no combate a doenças psíquicas, como depressão e Alzheimer.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

Diminui o risco de dano cerebral, diminuindo a chance de demências e doenças crônicas como Alzheimer e Parkinson; Auxilia a um melhor controle da pressão arterial participando da produção de renina, importante hormônio para esse controle. Hoje além de uma vitamina ela já é considerada um hormônio com múltiplas funções.

ÍNDICE UV BAIXO
Nenhum perigo para a maioria das pessoas. Utilize óculos de Sol em dias claros. Recomenda-se o uso de proteção solar se você tiver a pele muito clara.

Na verdade, onde o planeta Terra recebe mais luz do Sol é nas localidades de Eureka e de Alert, na ilha Ellesmere, no extremo norte do Canadá. Estes pontos do globo recebem altos índices de incidência solar.

O Sol já tem cerca de 4,6 bilhões de anos, que é quase a metade do seu tempo de vida estimado de 10 bilhões de anos. Quando ele chegar próximo do seu fim, seu núcleo entrará em colapso e o Sol vai se expandir, até o planeta Marte.

Quando completar seus 10 bilhões de anos, o hidrogênio em seu núcleo terá quase todo desaparecido, fazendo com que desmorone. Isso desencadeia uma série de reações em seu interior, que faz com que ele inche, tornando-se uma gigante vermelha.

Por que é impossível ouvirmos, aqui na Terra, uma explosão solar? As ondas sonoras, sendo ondas mecânicas, não se propagam no vácuo que separa o Sol da Terra.