O que aconteceria se a Lua caísse na Terra?

Perguntado por: ealegria6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Se por algum acaso a lua começasse a cair e se aproximar da Terra, ela se despedaçaria antes de chegar na superfície do nosso planeta. Isso aconteceria por conta do chamado limite da “Rouche”, ou limite das marés.

Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

A Lua é o único satélite natural da Terra. Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.

A Lua está se afastando da Terra há 2,5 bilhões de anos; entenda.

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

Segundo pesquisadores, a água pode ser encontrada em "gotas de vidro" que estão espalhadas por toda a superfície lunar. Os cientistas já sabem há algumas décadas que existe água na Lua.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

Vênus

Vênus é o planeta que possui a órbita mais próxima à da Terra. Nem sempre ele está ao lado da Lua, mas esses dois corpos podem ser vistos juntos com alguma frequência por quem costuma observar o céu.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Se tem oxigênio, tem vida? Encontrar oxigênio na atmosfera dos planetas é algo muito raro. Ainda assim o gás faz parte da composição atmosférica dos vizinhos Marte e Vênus, tendo sido encontrado também em Europa, uma das luas de Júpiter. No caso de Marte, o oxigênio corresponde a apenas 0,13% do gás na atmosfera.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

Não, a Lua brilha porque sua superfície está refletindo a luz emitida pelo Sol. Da mesma forma, podemos ver outros planetas do nosso Sistema Solar no céu noturno como "estrelas brilhantes" porque esses corpos estão refletindo a luz do Sol.

CGPT – Se o núcleo central da Terra parasse repentinamente, os resultados seriam catastróficos. Sem o calor gerado pelo núcleo, o campo magnético da Terra desapareceria, expondo a Terra à radiação cósmica perigosa.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.