O que aconteceria com a vida na Terra se o Sol apagasse hoje?

Perguntado por: amota9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Se o sol se apagasse, não chegaria mais luz na Terra e, consequentemente, a espécie humana estaria condenada. Mas, essa luz não ia sumir de repente, já que ela demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra e esse seria o tempo que o sol ainda poderia ser visto no céu.

A água em forma de vapor condensaria, deixando o céu limpo de nuvens. Em pouco tempo, rios e mares congelariam. – A escuridão tomaria conta. Seria muito mais fácil ver as estrelas, já que nem mesmo a Lua, que é iluminada pelo Sol, daria as caras.

Sem a energia do Sol, viveríamos sem luz e as estações do ano não existiriam. Nosso planeta seria muito frio e atmosfera seria mais densa. Haveria poucos ventos e, aos poucos, as águas seriam congeladas.

Em 8 minutos e 20 segundos veríamos que o Sol apagou (esse é o tempo que a luz solar demora para chegar à Terra). Em poucas semanas, todos morreríamos. O calor interno do planeta e o isolamento térmico proporcionado pela atmosfera segurariam as pontas por alguns dias, até o (frio) ficar insustentável.

(NASA) Essa fase de "tranquilidade" deve durar, no total, cerca de 11 bilhões de anos. Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade.

O SOL É FONTE DE LUZ NATURAL. FORNECE LUZ, CALOR E ENERGIA QUE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A VIDA NA TERRA. OS RAIOS SOLARES CONTÊM VITAMINA D, QUE É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DOS DENTES E DOS OSSOS, ALÉM DE PROTEGER O CORPO CONTRA A FRAQUEZA MUSCULAR. MUITOS SERES VIVOS DEPENDEM DO SOL PARA SOBREVIVER.

O Sol também é o responsável direto pela manutenção da vida em nosso planeta, devido sua luz, utilizada pelas plantas na fotossíntese. Sua energia também fornece calor para Terra, que mantém a temperatura adequada para a vida. Sua gravidade também influencia as marés nos oceanos.

O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.

Sem energia elétrica, a tecnologia seria escassa, muitas pessoas iriam trabalhar nos campos até o anoitecer. Praticamente não haveria movimento à noite, muito menos trabalhos noturnos, já que não haveria iluminação adequada.

A massa lunar também influencia o eixo de rotação da Terra. Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É um planeta rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeita, sendo também o menor planeta do sistema solar. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de aproximadamente 400°C.

Se a Lua desaparecesse
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

o Sol não congela porque através da fusão nuclear que acontece em seu núcleo devido à imensa gravidade, que cria tanta pressão no núcleo que átomos de hidrogênio fundem seus núcleos se transformando em hélio e liberando energia no processo. Ele produz seu próprio calor.

Em primeiro lugar, é importante entender que a velocidade atual de rotação da Terra é de aproximadamente 1.670 quilômetros por hora no equador. Se essa velocidade aumentasse significativamente, teríamos dias mais curtos e noites mais longas.

Segundo estimativas, em um bilhão de anos a radiação do astro pode se tornar forte demais para a vida suportar por aqui. Quando chegar a hora da estrela se tornar um Gigante Vermelho, a Terra também será vaporizada, talvez alguns milhões de anos após Mercúrio e Vênus.

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Qual o combustível que o sol queima? “A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. “Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.

4,543 × 10^9 anos

entre 10h e 15h

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.